Ligue-se a nós

Geral

A apatia da empatia

Publicado

no

Em momento da história que cobramos e clamamos por empatia ao próximo, também se mostra uma época que esse sentimento fica cada vez mais selecionado, todavia uma pergunta que faço a mim mesmo e aos que estão em minha volta é: Qual valor em ter empatia somente por aqueles que selecionamos? Até onde é legitimo “amar” aquele que tem as mesmas atitudes, a mesma maneira de pensar, as mesmas ideologias e o mesmo lado político que o meu.

Esse cenário tem sido a nossa realidade, todavia esse sentimento selecionado tem criado uma distância entre as relações com o “diferente” e isso tem cada vez mais causado uma guerra entre nós. A impressão é que estamos vivendo em uma sociedade tribal onde criamos os nossos mitos, os nossos deuses, nossos interesses e somos norteados por isso cegamente, sem levar em consideração aquele que carrega uma ideologia que não é a mesma. Não há um entendimento que os que pensam diferente de nós também tem algo a somar em nossa vida. O nosso sentimento apático não pode se tornar empático aos que saem desse nosso celeiro de ideias.

Temos que começar a criar mais maturidade para saber conviver e dialogar com o próximo, seja quem for ou o que ele acredita, devemos colocar em nossa mente que por trás de uma crença, cultura e convicções existem seres humanos que são semelhantes, sujeitos as mesmas coisas que nós. Caso contrário sempre seres pessoas completamente limitadas e vazias de evolução na vida, presos as cadeias ideológicas que não nos permite enxergar além do próprio nariz e dos próprios conceitos.

Não podemos selecionar a nossa empatia pelo crivo ideológico ou algo do tipo, devemos entender que o nosso bem querer deve se estender a uma pessoa e não a uma ideia. O respeito selecionado não passa de sentimento barato que dura um curto momento e tem impacto nulo em relação a convivência social.

Respeitar, ter afeição, desenvolver uma estima ao outro pelo ser humano que ele é, com a independência de qualquer estereótipo que lhe impeça, isso é sinal estamos nos tornando pessoas melhores e que somam ao todo. Na verdade, estamos fazendo sentido a nomenclatura de Ser realmente Humano.

Lucas 6. 31. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles. 32″Que mérito vocês terão se amarem aos que os amam? Até os pecadores amam aos que os amam. 33E que mérito terão se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os pecadores agem assim. 34E que mérito terão se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os pecadores emprestam a pecadores, esperando receber devolução integral. 35 Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e  vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. 36 Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso.

 

Fonte: Tales Viana, teólogo

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.