Ligue-se a nós

APEOESP

Justiça impede em definitivo instalação de escola cívico militar em Sorocaba

Publicado

no

Acórdão do TJSP confirmou liminar solicitada pela APEOESP e MP

 

A Câmara Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo julgou e negou no dia 25 de maio recurso da Prefeitura de Sorocaba contra decisão liminar que vetou a transformação da Escola Municipal Matheus Maylasky, naquele Município. A liminar foi solicitada pela APEOESP juntamente com o Ministério Público Estadual.

Com a decisão, fica impedida, de forma definitiva a adesão dessa unidade escolar ao Programa Nacional de Escolas Cívico Militares (PECIM), do governo federal. A justiça ratificou, assim, a justeza da posição do MP, da APEOESP e do Conselho Municipal de Educação de Sorocaba.

A decisão confirma mais uma grande vitória contra a implementação desse programa autoritário no estado de São Paulo, capitaneado por Bolsonaro e Doria. Já havíamos conseguido impedir a instalação de escola cívico militar em Campinas e bloqueamos o progresso da ideia em outros municípios.

A APEOESP continua atenta e mobilizada em todo o estado. O que as escolas públicas precisam é de investimentos, estrutura, qualidade e gestão democrática e não de um programa destinado a “formatar” a mente de nossas crianças e jovens, cerceando a liberdade de ensinar e aprender garantida na Constituição Federal.

 

Audiência pública sobre a reforma administrativa é nesta quinta-feira, 27/5

Será realizada nesta quinta-feira, 27/5, às 16 horas, audiência pública virtual para debater a PEC 32, do governo Bolsonaro, que entre outras medidas, acaba com concursos públicos e estabilidade para a maioria dos cargos da administração pública, cria mais cargos de assessoramento, visa institucionalizar a prática do apadrinhamento e clientelismo na esfera governamental, além de abrir o caminho para privatização dos serviços públicos, por meio de convênios e parcerias com grupos privados.

A audiência, que contará com a participação do diretor técnico do Dieese, Fausto Augusto Junior, tem o objetivo de analisar detalhadamente o conteúdo da PEC 32 e instrumentalizar nossa categoria para a luta nacional para impedir sua aprovação.

É fundamental a participação de todos os diretores, conselheiros, representantes de escolas e professores que devem ser convocados por todas as subsedes.

Para participar, acesse: https://alesp-live.zoom.us/my/plenario.dom. pedro.

 

APEOESP reúne professores da categoria O na sexta, 28/5

Como faz anualmente, a APEOESP reunirá os professores da categoria O, na forma de audiência pública em ambiente virtual da Alesp, para debater e encaminhar lutas pelos direitos e reivindicações deste segmento da nossa categoria.

Todas as subsedes devem convocar os professores da categoria O de suas regiões para participarem. O link de acesso é: https://alesp-live. zoom.us/my/ato.solene.

 

 

Fonte: APEOESP (Informa Urgente 079/2021)

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.