Ligue-se a nós

APEOESP

Novos esclarecimentos sobre repasse de contribuições previdenciárias ao INSS

Publicado

no

De acordo com o INSS, o problema com repasses previdenciários ocorre devido à dificuldade do Estado de São Paulo na transição entre os sistemas de preenchimento de dados

Órgão informa que busca soluções junto ao Estado e Municípios para regularizar a situação

 

Tendo em vista o grande número de professoras e professores temporários(as) que vêm procurando a APEOESP por não localizarem em seus extratos do INSS o repasse das contribuições previdenciárias desde setembro de 2022, a APEOESP buscou informações junto ao Governo do Estado e ao INSS.

Após reunião do Sindicato com o Superintendente do INSS na Região Sudeste, em São Paulo, comprovou-se que, de fato, o problema está na transição de sistemas, que a SEDUC trata como se fosse a criação de um fundo comum. Veja abaixo!

 

Problemas na transmissão de informações

 

O Estado de São Paulo, assim como outros entes federados, está com dificuldades na transição da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) para o eSocial, apesar da fixação do prazo legal para adaptação em setembro de 2022

Ou seja, ficaram evidenciadas a falta de informações de folha de pagamento, a partir da competência Outubro/2022, de servidores em atividade vinculados ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), o que provoca a ausência de dados das remunerações no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Dessa forma, a comprovação de vínculos/remunerações dos servidores estaduais, principalmente os vinculados ao RGPS, fica prejudicada, não garantindo reconhecimento de direito a benefícios previdenciários.

A APEOESP solicitou reunião com a Secretaria Estadual da Fazenda para tratar deste assunto, mas até o momento não obtivemos resposta.

É IMPORTANTE RESSALTAR QUE NEM MESMO O INSS ALEGA QUE NÃO ESTÁ HAVENDO O REPASSE DOS VALORES RETIDOS NOS PAGAMENTOS DOS PROFESSORES PARA O INSTITUTO. O QUE ESTÁ HAVENDO É UM PROBLEMA DE MIGRAÇÃO DE SISTEMA E ANOTAÇÃO DOS DADOS DOS SEGURADOS NO CNIS.

 

Em caso de prejuízo iminente, o(a) professor(a) deve procurar o jurídico na Subsede

O INSS DE SÃO PAULO, CONHECENDO O PROBLEMA, NOS INFORMOU QUE 3 Secretaria de Comunicação VAI DAR ÊNFASE À SUA RESOLUÇÃO e até que os órgãos públicos passem a encaminhar as informações de folha através do eSocial, alimentando devidamente o CNIS, visando resguardar o direito aos benefícios previdenciários dos servidores públicos vinculados ao RGPS e ENTENDENDO que pode haver a comprovação dos vínculos/remunerações, QUER EVITAR QUE HAJA PREJUÍZO PARA NOSSOS PROFESSORES, E ASSIM, QUER CONHECER O CASOS E RESOLVÊ-LOS ADMINISTRATIVAMENTE.

Para tanto, em caso de prejuízo iminente a qualquer direito previdenciário, incluindo licenças e aposentadorias, o(a) professor(a) deve procurar o departamento jurídico da APEOESP EM CADA SUBSEDE, RELATAR SEU CASO AO ADVOGADO, QUE O ENCAMINHARÁ À PRESIDÊNCIA PARA QUE SEJAM TRATADOS JUNTO AO INSS.

CONTINUAREMOS MONITORANDO A SITUAÇÃO JUNTO À SUPERINTENDÊNCIA DO INSS EM SÃO PAULO, ACOMPANHANDO A SOLUÇÃO DO PROBLEMA.

 

AGENDAMENTO DE PERÍCIAS E FALTAS MÉDICAS PASSAM A SER INFORMADOS POR APP

Conforme Comunicado UCRH 009/2023, os servidores públicos que necessitarem de licença para tratamento de saúde deverão solicitar às unidades administrativas (superior imediato) o agendamento da perícia médica exclusivamente por meio do aplicativo SOU.SP.GOV.BR.

Esse aplicativo (disponível nas lojas de aplicativos do celular) terá a funcionalidade também de “Informar Ausência Médica”, onde deverá ser anexado atestados e relatórios médicos. Para acessá-lo, será preciso o login e a senha do portal Gov.BR.

Também será pelo aplicativo que o governo informará ao servidor sobre o agendamento e resultados das perícias médicas pelo DPME.

Veja Comunicado UCRH 009, de 27/07/2023

 

 

Fonte: APEOESP (Informa Urgente 81/2023)

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.