Conecte-se conosco

Destaque

Etecs apresentam novidades para Ensino Médio Integrado ao Técnico de 2022

Publicado

em

O Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2022 oferece 36.915 vagas para o Ensino Médio Integrado ao Técnico, distribuídas entre os programas Novotec Integrado e Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS).

O Novotec oferece opções em tempo integral (M-Tec PI) e em um único período (M-Tec). Ambas reúnem os componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os componentes técnico-profissionalizante. Os cursos em tempo integral oferecem 36 aulas semanais e os de período único, 30. Este processo seletivo traz como novidade a oferta da modalidade integrada à noite.

Inicialmente, o M-Tec noturno será implantado em 12 escolas, com oferta de oito cursos integrados, que visam atender à demanda dos alunos que trabalham durante o dia. O candidato que fizer esta escolha terá 20% da carga horária ofertada a distância. A modalidade M-Tec está disponível também nos períodos da manhã e tarde.

Aprofundamento

A matriz curricular do M-Tec PI inclui projetos de aprofundamento voltados às áreas de conhecimento do itinerário formativo (matemática, linguagem, ciências da natureza e ciências humanas e sociais). Segundo o diretor do Grupo de Formulação de Análises Curriculares da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS), Gilson Redes, o perfil dos cursos dessa modalidade prevê que 60% da carga horária seja aplicada em atividades práticas. “Essa dinâmica pode fortalecer o aprendizado das quatro áreas do conhecimento e das habilidades profissionais”, afirma.

Após concluir o M-Tec PI ou o M-Tec, o estudante obtém o diploma de técnico, que permite exercer a habilitação profissional, e também pode prosseguir os estudos no Ensino Superior.

Já a modalidade AMS, inspirada no modelo educacional P-Tech, possibilita a articulação dos Ensinos Médio, Técnico e Superior. Ao finalizar o ciclo de três anos, o aluno poderá fazer o curso de graduação tecnológica correlato na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) por um período de até dois anos e meio, sem necessidade de passar pelo Vestibular.

Vestibulinho 2022

Candidatos que desejam estudar nas Etecs podem se inscrever no processo seletivo para o primeiro semestre de 2022 pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, até as 15 horas do dia 30 de novembro. A taxa integral de inscrição é de R$ 19.

As Escolas Técnicas disponibilizam computador e acesso à internet aos interessados na inscrição. É necessário agendar o horário nas unidades. Para usar os equipamentos, será obrigatório o uso de máscara de proteção facial e também respeitar as demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do CPS.

A seleção para o Vestibulinho se dará por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online. A leitura atenta do Manual do Candidato e o preenchimento da ficha de inscrição eletrônica (disponíveis no site vestibulinhoetec.com.br) é de responsabilidade exclusiva do candidato ou de seu representante legal (pai, mãe, curador ou tutor), quando menor de 16 anos.

 

 

 

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.