Ligue-se a nós

Destaque

Vereadores votam por arquivamento da denúncia que pedia cassação do prefeito Ed Thomas

Publicado

no

Os vereadores da Câmara Municipal de Presidente Prudente (SP) votaram nesta segunda-feira (30) pelo arquivamento da denúncia que pedia a cassação do mandato do prefeito Ed Thomas (MDB). A decisão foi tomada por oito votos a favor pelo encerramento da Comissão Processante (CP).
A votação foi feita durante sessão ordinária, após a leitura do parecer da CP que investigava a denúncia de não aplicação de verbas impositivas durante o atual mandato.
No dia 22 de abril, a Comissão Processante instaurada na Câmara de Presidente Prudente (SP) havia anunciado que relataria pelo arquivamento da denúncia. Segundo a vereadora Miriam Brandão (PSD), que é presidente da CP, o parecer foi baseado nas informações apresentadas na defesa prévia do chefe do Poder Executivo.
Apesar do relatório opinar pelo arquivamento, a decisão só poderia ser tomada após a votação dos 13 vereadores.
Votação
A decisão do arquivamento foi feita através de votação nominal, como solicitou o autor do pedido de abertura da comissão, Mauro Neves (PODE). Por ter denunciado, Mauro não pode votar e o suplente, Luiz Fernando Gesse, foi convocado.
A arquivamento foi decidido pelos seguintes votos:
Votaram a favor do arquivamento:
– Douglas Kato Pauluzi (PSD);
– Ivan Itamar da Silva (União Brasil);
– Joana D’arc (União Brasil);
– José Alves da Silva Junior (Republicanos);
– Luiz Fernando Gesse (PODE);
– Miriam Brandão (PSD);
– Nathalia Barboza Gonzaga da Santa Cruz (PSDB); e
– Wellington de Souza Neves (Republicanos).
Votaram contra o arquivamento:
– Demerson Dias (Republicanos);
– Enio Perrone (PSD);
– João Barbosa Ferreira (PP); e
– William Cezar Leite (PP).
Com direito a voto apenas em caso de empate, o presidente da Câmara, Tiago Oliveira (PP), não participou.
A denúncia
O pedido para a abertura da comissão foi protocolado pelo vereador Mauro Neves no começo de abril. De acordo com a denúncia, a Estratégia Saúde da Família (ESF) da Vila Marcondes deveria ter recebido cerca de R$ 90 mil em emendas impositivas nos anos de 2022 e 2023.
A destinação do dinheiro do orçamento municipal é definida pelos próprios vereadores. Porém, conforme o parlamentar, as melhorias não foram feitas até então.
Na ocasião, a Prefeitura de Presidente Prudente informou que o recurso da emenda já foi empenhado pela Secretaria de Finanças e que seria dada uma ordem de início de obras pelo Poder Executivo.
Em relação às emendas que constam na denúncia, a Prefeitura informou que “a única empresa vencedora do certame foi inabilitada pela Secretaria de Obras e pela comissão de julgamento de licitações por não atender os critérios técnicos”.
Sessão ordinária
Ainda durante a sessão ordinária, os parlamentares apreciaram e aprovaram sete projetos de lei.
Durante o expediente com votação, também aprovaram 49 requerimentos de congratulações, 35 requerimentos de providências e de informações, quatro moções, dois requerimentos e um requerimento de cartão de prata.
O expediente que tratava sobre a nomeação do novo superintendente da Previdência Social de Presidente Prudente (Prudenprev), que recebeu ofício da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento. O documento pede a convocação do indicado para arguição pública, que será realizado na sessão ordinária da próxima semana.
Por fim, foi entregue cartão de prata a Paulo Sérgio Teodoro, conhecido como Mestre Branco, conforme o requerimento nº 9.422/18.
Confira abaixo a disposição do expediente com votação nominal e a decisão do plenário:
– Expediente nº 10/2024, de 22/03/2024. Interessado: MAURO MARQUES DAS NEVES. DD. Vereador à Câmara Municipal de Presidente Prudente. Assunto: Requer a abertura de processo de cassação do Prefeito Municipal, Edson Tomazini, com base no inciso II, do art. 5º, do Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, por infração ao artigo 4º, inciso VI, do mesmo ordenamento. *A Comissão Processante, composta pelos Vereadores Miriam Brandão Ribeiro (Presidente), José Alves da Silva Júnior (Professor Negativo, Relator) e Nathália Barbosa Gonzaga da Santa Cruz (Membro), opinou pelo arquivamento da denúncia, que foi seguido pelo plenário.
Confira abaixo as matérias previstas na ordem do dia e a decisão do plenário sobre as matérias:
– Expediente nº 15/2024, de 25/04/2024. Interessado: EDSON TOMAZINI – ED THOMAS (Prefeito). Assunto: Indica o Senhor JOÃO DONIZETE VELOSO DOS SANTOS, para exercer o cargo de Superintendente da Prudenprev. O expediente recebeu ofício da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, formada pelos vereadores Joãozinho da Saúde (Presidente), Demerson Dias (Relator) e Nathália Barbosa Gonzaga (Membro), com pedido de convocação do indicado para arguição pública, que ocorrerá na sessão da próxima semana, conforme Lei Municipal nº 9.418.
Projeto de Lei nº 1121/18, de 22/04/2024. Autor: PREFEITO MUNICIPAL. Dispõe sobre a revogação das Leis Municipais nºs 11.337/2024, de 14.03.2024, que dispõe sobre a inclusão no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, na Secr. Mun. de Educação, de programas e ações ref. a repasses do Gov. Fed. e Est. por meio de convênios e 11.338/2024, de 14.03.2024, que dispõe sobre a abertura de créditos adicionais especiais destinados à Secr. Mun. de Educação, referente a repasses do Gov. Fed. e Est., por meio de convênios e dá outras providências. (PL nº 66/2024). Aprovado em primeira discussão.
Projeto de Lei nº 1127/18, de 22/04/2024. Autor: PREFEITO MUNICIPAL. Dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 60.000,00, destinado à Secretaria Municipal de Cultura, referente ao repasse de recursos federais, por meio da Lei Paulo Gustavo de fomento à cultura. (PL nº 71/2024). Aprovado em primeira discussão.
Projeto de Lei nº 1120/18, de 22/04/2024. Autor: PREFEITO MUNICIPAL. Denomina-se a atual Rua Doze (código 45.568), localizada no loteamento Residencial Tawata, para Rua “JOÃO CESAR SEABRA”, e acrescenta-se este item à Lei Municipal nº 5.001/97, de 17.12.1997 (Lei das Denominações). (PL nº 70/2024). Aprovado em discussão única.
Projeto de Lei Nº 1124/18, de 22/04/2024. Autor: PREFEITO MUNICIPAL. Inclui na Lei n.º 5.001, de 17 de dezembro de 1997, (Lei das Denominações), mais um item, nos seguintes termos: a atual Rua Dois (cód. 44.488), localizada no Residencial Solares, passa a denominar-se “Avenida DAMAZIO ESCOBAR GONZALES”, fazendo parte deste logradouro. (PL nº 65/2024). Aprovado em discussão única.
Projeto de Lei nº 1125/18, de 22/04/2024. Autor: PREFEITO MUNICIPAL. Inclui na Lei n.º 5.001, de 17 de dezembro de 1997, (Lei das Denominações), mais um item, nos seguintes termos: as atuais Ruas Quinze, localizada no Jardim Itacaré e Vinte e Nove e Trinta localizadas no Residencial Itamaraty, passam a denominar-se Rua “JOSÉ ANTONIO DOS REIS” fazendo parte deste logradouro, no vizinho Residencial Itamaraty. (PL nº 67/2024). Aprovado em discussão única.
Projeto de Lei nº 1128/18, de 22/04/2024. Autor: PREFEITO MUNICIPAL. Denomina-se a atual Rua Sete (código 47.733), localizada no loteamento Residencial Parque dos Ipês, para Rua “JOSÉ FRANCISCO DE DEUS”, e acrescenta-se este item à Lei Municipal nº 5.001/97, de 17.12.1997 (Lei das Denominações). (PL nº 73/2024). Aprovado em discussão única.
Projeto de Lei nº 1130/18, de 22/04/2024. Autor: PREFEITO MUNICIPAL. Denomina-se a atual Rua Oito (código 47.738), localizada no loteamento Residencial Parque dos Ipês, para Rua “ANGELITA RICARDO DA CRUZ”, e acrescenta-se este item à Lei Municipal nº 5.001/97, de 17.12.1997 (Lei das Denominações). (PL nº 72/2024). Aprovado em discussão única.
Fonte: G1
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.