Ligue-se a nós

Destaque

Estado de São Paulo tem 19 variantes do novo coronavírus em circulação

Publicado

no

Um mapeamento feito pelo Instituto Butantan identificou a circulação de 19 variantes do coronavírus no estado de São Paulo.

A predominância, no entanto, é da mutação P.1, renomeada Gamma pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e identificada originalmente em Manaus no início do ano.
Segundo o estudo, feito com dados recolhidos de casos confirmados no estado até o dia 29 de maio, a Gamma predomina em todas as regiões do estado e representa 89,9% das infecções.
Por causa da sua velocidade de transmissão, ela é tida por especialistas como um dos motivos para a segunda onda da pandemia no Brasil, entre fevereiro e março. Isso somado à flexibilização das medidas de controle sanitário, como o uso de máscaras e o distanciamento social.
Além da Gamma, outras duas mutações consideradas “de interesse”, que requerem maior atenção, também foram encontradas na estado, mas com presença menor. A Alfa, originada no Reino Unido, representa 4,2% das infecções e a Beta, da África do Sul, apenas 3,5%. A variante Delta, indiana, não foi identificada.
De acordo com o epidemiologista Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, este não é um número preocupante, porque a grande maioria das variantes não têm grande impacto.
“A rede composta junto ao [Instituto] Adolfo Lutz já identificou, desde o início da pandemia, mais de 220 variantes. Essas classificadas como “de preocupação” têm como principal preocupação a maior transmissibilidade e o maior número de casos, internações, óbitos. Mas não que elas sejam mais graves: é que elas trazem mais pessoas doentes pela transmissibilidade.”
Dimas Covas, diretor do Butantan, explicou que o instituto separa, semanalmente, um percentual das amostras positivas para análise. “Então normalmente se escolhe uma amostra significativa por região do estado de SP e se faz o sequenciamento genético. Com isso, é possível acompanhar a evolução das variantes”, declarou, durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
Fonte: Uol
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.