Conecte-se conosco

Cidades

Santa Casa emite nota sobre terceiro caso apontado como óbito pela Covid-19

Publicado

em

OSVALDO CRUZ – Após a polêmica gerada pela nota emitida pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz ontem (12) em que, baseado em dados da Vigilância Epidemiológica do Município e Santa Casa sobre o terceiro caso de morte de paciente com implicações pela Covid-19, o hospital foi procurado hoje (13) para nova manifestação sobre o caso.

A diretora técnica da Santa Casa, Nathalia Gasparotto, assina Nota à Imprensa onde declara que o paciente deu entrada na unidade hospitalar com quadro de abdômen agudo causado por perfuração intestinal. O “quadro” foi “agravado quando” o paciente “sofreu uma parada cardíaca durante ato cirúrgico” e na oportunidade foi “reanimado”.

“A cirugia obteve o resultado esperado, com resolução do caso, porém o paciente não evoluiu bem, permanecendo entubado no pós-operatório e evoluindo a óbito em questão de algumas horas”, diz a nota.

Coleta de exame para Covid-19

De acordo com a diretoria técnica a equipe médica que assistia ao paciente, “não contente com a má evolução, optou por coletar Swab (modalidade RT-PCR, quando há coleta de material de orofaringe e/ou nasofaringe – garganta e nariz – obtido com uma haste flexível) para pesquisa de Covid-19”, diz a Nota.

O material coletado foi encaminhado ao Instituto Adolf Lutz e no dia 12, quarta-feira, chegou o resultado do exame como positivo.

Na mesma nota, a diretora técnica Nathalia Gasparotto diz que a Vigilância Epidemiológica do Município informa “que doenças de notificação compulsória devem constar também como uma das causas de óbito, mesmo não sendo a principal”.

Ainda conforme a médica, “a Santa Casa apenas informou os familiares sobre o resultado positivo” e que “cabe à Vigilância Epidemiológica tomar as providências cabíveis dentro da lei”.

E prossegue a nota destacando que “não há ganhos lícitos e nem Ilícitos para a Santa Casa bem como para com seus colaboradores em casos de Óbitos Positivos”.

Íntegra da Nota à Imprensa emitida pela Santa Casa de Osvaldo Cruz

“Nota à Imprensa:

Declaramos que o Sr. Paulo Sergio, deu entrada nesta entidade por quadro de Abdômen Agudo causado por perfuração intestinal, teve seu quadro agravado quando sofreu uma parada cardíaca durante o ato cirúrgico onde foi prontamente reanimado. A cirurgia obteve o resultado esperado, com resolução do caso, porém o paciente não evoluiu bem, permanecendo entubado no pós-operatório e evoluindo a óbito em questão de algumas horas. A equipe médica que o assistia, não contente com a má evolução, optou por coletar Swab para pesquisa de COVID-19, o mesmo foi encaminhado ao instituto Adolf Lutz. No dia 12/08/2020 chegou o resultado do exame como POSITIVO. A vigilância Epidemiológica do Município informa que Doenças de Notificação Compulsória devem constar também como uma das causas de óbito, mesmo não sendo a principal. A Santa Casa apenas informou os familiares sobre o resultado positivo, cabendo à Vigilância Epidemiológica tomar as providências cabíveis dentro da lei. Aproveitamos a oportunidade para reiterar que não há ganhos lícitos e nem Ilícitos para a Santa Casa bem como para com seus colaboradores com casos de Óbitos Positivos. Sem mais. A Direção”

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.