Ligue-se a nós

Geral

Alicio José de Souza Filho assume o comando da Escola Sesi de Osvaldo Cruz

Publicado

no

A Escola do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) é uma das maiores redes de ensino particular do país. Composta por 161 unidades, presente em 112 municípios do Estado, o Sesi é sinônimo de qualidade de ensino em todos os aspectos, desde de a estrutura física do prédio até ao material didático trabalhado com os alunos e professores.

Acessível para os filhos dos trabalhadores e para os próprios trabalhadores da indústria do Estado de São Paulo, a Rede Escolar Sesi está presente na vida de seus estudantes em todas as fases dos ensinos Fundamental e Médio.

Em Osvaldo Cruz, a escola Sesi é a pioneira da Rede Particular de Ensino além de ser uma das escolas mais antigas da cidade (englobando de modo geral – incluindo as escolas públicas). Em atividade no município desde 30 de agosto de 1966, a rede de ensino Sesi começou a funcionar em Osvaldo Cruz no ano em que a cidade comemorava seu Jubileu de Prata (25 anos), em um prédio cedido pela Prefeitura. De lá para cá, a escola cresceu muito e, desde 2013, atende em prédio próprio, muito mais amplo, com estrutura moderna que oferece conforto e qualidade de vida. Hoje, a escola atende aproximadamente 350 alunos entre os ensinos Fundamental e Médio.

Neste mês, devido à pandemia do novo coronavírus, a unidade da escola Sesi de Osvaldo Cruz, que esteve sob a direção da professora Solange Maria Baldim Marquez desde 1996, passa por uma de suas maiores mudanças em plena quarentena: a troca de direção.

Formada em Pedagogia, com pós-graduação em Gestão Educacional pela UNESP de Presidente Prudente e MBA em Gestão Empreendedora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a professora Solange Maria Baldim Marquez, de 57 anos, dá lugar ao também professor Alicio José de Souza Filho, de 51 anos, que é formado em Estudos Sociais (FAI-1990), Geografia (FAI-1991), Pedagogia (Faculdade Reges-2000) e possui Especialização em Psicopedagogia (FACCAT-2005) e pós-graduação em Gestão Educacional (UNESP de Presidente Prudente-2010).

Alicio deixa o comando da unidade da Escola Sesi de Presidente Prudente para assumir a unidade de Osvaldo Cruz, cidade onde teve ampla trajetória dentro da educação, afinal, antes de sua ida para a maior cidade do Oeste Paulista, em Osvaldo Cruz, Alicio atuou como coordenador pedagógico na Escola Estadual Professora Maria Aparecida Lopes, como secretário municipal de Educação, coordenador pedagógico da unidade local da Escola Sesi, sócio fundador do Colégio Cooperativo e professor de Geografia na Escola Estadual Benjamin Constant.

Após mais de quatro anos no comando da escola Sesi de Presidente Prudente, Alicio retorna à unidade de Osvaldo Cruz, desta vez como diretor. Em entrevista exclusiva ao Jornal Cidade Aberta (JCA), Alicio fala sobre seus objetivos dentro da unidade da Escola Sesi de Osvaldo Cruz.

 

Jornal Cidade Aberta – O senhor assumiu neste mês a direção da unidade da Escola Sesi de Osvaldo Cruz. Faça um breve relato de sua carreira profissional dentro da Escola Sesi.

Alicio José de Souza Filho – Em minha trajetória na Rede Escolar Sesi atuei como professor de Geografia e coordenador pedagógico na unidade de Osvaldo Cruz e depois como diretor de escola na unidade Presidente Prudente.

 

JCA – Como se deu o seu ingresso na direção da unidade da Escola Sesi de Osvaldo Cruz?

Alicio – O ingresso como diretor da Escola Sesi se deu através de aprovação em processo seletivo, pelo qual  assumi a direção da Escola Sesi “Antônio Scalon”, em Presidente Prudente, onde atuei por quatro anos e dois meses. Minha transferência para a cidade de Osvaldo Cruz ocorreu recentemente, no último dia 2 de junho.

 

JCA – Quem assume a direção da unidade da Escola Sesi de Presidente Prudente com a sua saída?

Alicio – A senhora diretora Olga Boscoli.

 

JCA – Quais são as suas expectativas e/ou projetos ao assumir a direção da Escola Sesi de Osvaldo Cruz?

Alicio – Continuar desenvolvendo o ótimo trabalho realizado pela senhora Solange Maria Baldim Marquez, tendo como foco a  promoção e o desenvolvimento humano de nossos alunos, alicerçado no conhecimento de excelência, preparando-os para atuarem com responsabilidade em uma sociedade de rápidas mudanças e construírem um mundo melhor e mais justo.

 

JCA – Além da direção da Escola Sesi, o senhor desempenha mais algum cargo/função dentro da área da Educação?

Alicio – Sou professor de geografia da Rede Pública Estadual de São Paulo na escola Benjamin Constant.

 

JCA – O senhor assume a unidade da Escola Sesi de Osvaldo Cruz em um período complicado e fora do comum, devido a pandemia do novo coronavírus. Quais os maiores desafios o senhor tem observado que os alunos e os professores tem encontrado na realização das aulas remotas?

Alicio – Estamos diante de um grande desafio aprendendo novas formas de aprender e ensinar, onde o aluno é sujeito do próprio processo de ensino-aprendizagem, rompendo antigas concepções de que a aprendizagem ocorre apenas no espaço físico chamado escola. Acredito que todos os alunos, independente da modalidade de ensino ou instituição educacional, passam pelos mesmos conflitos e angustias. Entretanto os alunos que  estudam nas escolas  Sesi durante a sua rotina educacional já convivem em ambientes tecnológicos, contribuindo desta forma para minimizar os impactos causados pelo afastamento do ambiente escolar devido a pandemia.

 

JCA – Que mensagem o senhor passa aos alunos, aos pais, aos professores e colaboradores da Escola Sesi de Osvaldo Cruz com a sua chegada?

Alicio – Espero que possamos continuar um trabalho de parceria entre comunidade escolar e família Sesi, buscando uma educação de qualidade,  preparando os nossos alunos para este novo contexto, que exige resiliência e acreditar nas novas oportunidades que virão.

 

Alessandro Ferreira da Costa

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.