APEOESP
Juiz manda suspender aulas presenciais em são joão da boa vista e águas da prata

Recebemos a informação de que o juiz da Vara da Infância e Juventude da região de São João da Boa Vista, atendendo iniciativa do Ministério Público, solicitou um dossiê à Diretoria de Ensino com detalhes sobre a estrutura física, número de alunos, de professores e de funcionários da limpeza de cada escola estadual de São João da Boa Vista e Águas da Prata.
Depois de analisar o material, o juiz constatou que não há condições de abrir as escolas segunda-feira, 8/2. Todas as escolas, por exemplo, estão com defasagem quanto ao pessoal da limpeza.
Trata-se de uma medida correta que deve ser tomada em todas as regiões, porque a situação nas escolas é a mesma, não apenas quanto à limpeza – pois a falta de pessoal impede o cumprimento do protocolo sanitário –, mas também a falta de merendeiras, salas mal ventiladas, equipamentos de proteção individual insuficientes, álcool em gel vencido e tantas outras deficiências.
Comissões de fiscalização
A APEOESP oficiou às Diretorias de Ensino e disponibilizou modelos para que as subsedes cobrem das DEs e unidades escolares informações relativas à estrutura e protocolos, mas não devemos apenas aguardar respostas.
As subsedes devem procurar também o Ministério Público em cada região e formar comissões de fiscalização, com professores, pais, mães, estudantes, MP, imprensa, Legislativo para verificarem a situação das escolas.
Já constatamos a existência de 165 casos de Covid-19 com o trabalho presencial em escolas estaduais dos últimos dias, ainda sem a presença dos estudantes.
Estamos em greve em defesa da vida, contra o retorno às aulas presenciais, nos dispondo a manter o trabalho remoto, porque não há condições para o retorno sem vacinação e sem segurança sanitária nas nossas escolas.
Nesta segunda, 8/2, devemos “invadir” as redes sociais com hashtags, vídeos e postagens em defesa da greve e da vida.
#Professoresemgreveemdefesadavida #
Rossieliinimigodaeducação
#Nãoàvoltaàsaulaspresenciais
#Aprendizagemserecuperavidasnão!
#Escolasfechadasvidaspreservadas
Fonte: APEOESP (Informa Urgente 023/2021)
