Ligue-se a nós

Politica

Deputados estaduais aprovam Projeto de Lei que multa quem divulgar informações falsas

Publicado

no

ESTADUAL – Os deputados aprovaram nesta quarta-feira (11/3) proposta que determina que toda informação comprovadamente falsa, veiculada com o objetivo de se conseguir benefício próprio, poderá acarretar em multa de até R$ 5,5 mil. No Projeto de Lei 538/2018, de autoria do deputado Edmir Chedid (DEM) considera-se infrator quem elabora, divulga e usa mecanismos automáticos de propagação de comunicação em meios virtuais.

A medida também autoriza o Poder Executivo a criar o Fundo Estadual de Combate à Informação Falsa, que receberá as multas arrecadadas e utilizará em ações de enfrentamento à publicação de notícias falsas.

Quem compartilhar informação falsa, porém sem intenção de prejudicar a honra ou imagem de alguém, não será punido. Também não será punida a pessoa que deixar claro se tratar de opinião pessoal sobre o assunto, bem como publicações de evidente cunho humorístico.

Matérias jornalísticas também não receberão multas. Segundo a justificativa do projeto, “tentamos preservar a atividade dos veículos de imprensa e os jornalistas, que não poderão ser processados no livre exercício de sua atividade profissional”.

Para o deputado Edmir Chedid é preciso que as pessoas usem as redes sociais de maneira positiva e com responsabilidade, “a população não pode ficar sujeita a receber informações que não são corretas”. O parlamentar pede que os usuários verifiquem a veracidade antes de compartilhar a notícia.

O deputado Gil Diniz (PSL) foi contra o projeto. “Fomos vítimas de fake news diariamente durante a campanha eleitoral, mas é complicada a questão da punição, quem vai decidir o que é verdade, o que não é”.

O projeto segue agora para o governador, que poderá sancioná-lo ou vetá-lo.

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.