Conecte-se conosco

Destaque

Conta de luz fica mais cara a partir de hoje (01/12)

Publicado

em

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu nesta segunda-feira (30) reativar o sistema de bandeiras tarifárias, que começa a valer nesta terça-feira (1º). A partir de hoje, passará a valer a bandeira vermelha patamar 2 e, com isso, a conta de luz vai ficar mais cara para os brasileiros.

No dia a dia, é possível tomar algumas atitudes que vão ajudar a reduzir o valor da conta e economizar. Veja as dicas da Aneel:
Chuveiro elétrico
● Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos;
● Selecionar a temperatura morna no verão;
● Verificar as potências no seu chuveiro e calcular o seu consumo;
Ar condicionado
● Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado;
● Manter os filtros limpos;
● Diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado;
● Colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto;
Geladeira
● Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário;
● Regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções;
● Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira;
● Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos;
● Não forrar as prateleiras;
● Descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente;
Iluminação
● Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo; pintar o ambiente com cores claras;
Ferro de passar
● Juntar roupas para passar de uma só vez;
● Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura;
● Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa;
Aparelhos em stand-by
● Retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências.
Bandeira vermelha
A bandeira escolhida, que corresponde à maior tarifa extra praticada pelo órgão regulador, eleva o custo da conta de luz em R$ 6,243 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.
Com a determinação, os lares que utilizam, em média, 200 kWh de energia por mês terão que desembolsar cerca de R$ 12,50 a mais para quitar a conta de luz de dezembro, se mantiverem o mesmo consumo habitual.
O mecanismo estava inativo desde maio, quando a Aneel decidiu manter a bandeira verde, sem custos adicionais, até 31 de dezembro devido à pandemia do novo coronavírus. A queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e a retomada do consumo de energia, no entanto, levaram à revisão desta segunda-feira.
Fonte: R7
Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.