Ligue-se a nós

APEOESP

Câmara dos Deputados aprova FUNDEB permanente

Publicado

no

No início da noite de terça-feira, 21 de julho, a Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno o novo FUNDEB, sem data de vencimento, com aumento da complementação da União para Estados, Distrito Federal e Municípios e aumento do percentual de recursos para valorização dos profissionais da Educação, de 60% para 70% do fundo, que se torna um dispositivo constitucional perene.
Na realidade, é um passo fundamental para que a educação básica pública brasileira tenha continuidade. Sem essa aprovação, haveria o colapso da educação brasileira, sobretudo nos Municípios.

Os principais pontos aprovados foram:

– FUNDEB permanente;
– Complementação da União de 23% até 2026, sendo 12% em 2021;
– Do total de 23%, 5% devem ser aplicados exclusivamente na educação infantil;
– Pelos novos critérios, 24 estados poderão receber complementação da União –atualmente nove estados recebem essa complementação;
– Percentual mínimo de 70% do Fundo para a valorização dos profissionais da educação (o Governo queria que fosse o teto);
– Constitucionalização do Custo Aluno Qualidade (CAQ) como critério para definição do financiamento da educação;
– Possibilidade de revisão do FUNDEB em seu 6º ano de vigência e, depois, de dez em dez anos;
– Preserva os recursos dos programas da alimentação escolar, livro didático, transporte escolar e outros.

A APEOESP, professoras e professores da rede estadual de ensino e das redes municipais, além de entidades como a CNTE, devem se sentir vitoriosos, pois o engajamento nessa luta foi pleno, dialogando com a população e pressionando os deputados pela aprovação do FUNDEB.

 

Fonte: APEOESP (Informa Urgente 88/2020)

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.