Ligue-se a nós

Destaque

Pesquisa da ONG Repórter Brasil aponta que Osvaldo Cruz apresentou água com substâncias que podem gerar câncer, além de outros riscos à saúde

Publicado

no

Uma pesquisa realizada pela ONG Repórter Brasil fez um ‘Mapa da Água’ de todo o Brasil. Os dados mostram que substâncias químicas e radioativas foram encontradas acima do limite em 1 de cada 4 municípios que fizeram os testes. Entre eles está Osvaldo Cruz.

A pesquisa ‘Mapa da Água’ foi realizada entre 2018 e 2020, e aponta que Osvaldo Cruz e vários outros municípios apresentaram água com substâncias com maiores riscos de gerar doenças crônicas, como câncer, além de outras substâncias que geram riscos à saúde.
De acordo com o Repórter Brasil, os dados que compõem o mapa são resultados de testes feitos pelas empresas e instituições responsáveis pelo abastecimento, que integram a base de controle do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, o Sisagua, do Ministério da Saúde. Os dados foram interpretados de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde.
Ainda segundo a ONG Repórter Brasil, o mapa feito divide as substâncias em dois grupos de periculosidade, divisão feita com base nas classificações dadas a cada substância pelos órgãos reguladores mais reconhecidos do mundo, como a OMS.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Sabesp, que respondeu por meio de nota que a água fornecida em Osvaldo Cruz não é imprópria e cumpre a legislação para potabilidade.
Segue nota na íntegra:
A Sabesp informa que, diferentemente do informado pela ONG Repórter Brasil, a água fornecida em Osvaldo Cruz não é imprópria e cumpre a legislação para potabilidade (Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5, alterado pelas Portarias GM/MS nº 888/21 e nº 2472/21 do Ministério da Saúde). Conforme a legislação, o padrão de potabilidade deve ser analisado “em conjunto com o histórico do controle de qualidade da água e não de forma pontual” (§3º do art.39 e §6º do art.41 da Portaria de Potabilidade).
O histórico das medições em Osvaldo Cruz aponta conformidade com os padrões de potabilidade e garante a qualidade da água fornecida. Os dados apresentados no Mapa da Água mostram resultados pontuais, sem considerar o histórico de medições exigido pela legislação brasileira.
Visando garantir sua qualidade, a Companhia monitora continuamente, conforme exigências do ministério, todas as etapas do sistema de abastecimento, desde o manancial, onde é feita a captação da água, as estações de tratamento, as redes de distribuição até o cavalete na entrada do imóvel dos clientes.
Os dados são enviados ao Siságua, sistema do Ministério da Saúde, e são públicos, conforme mostra o acesso realizado pela ONG. Quando anomalias são constatadas, são tomadas as providências necessárias visando a regularização da situação.
Fonte: Rádio Metropole e Rádio Clube
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.