Ligue-se a nós

Educação

Nove cidades na região do DRS de Marília estão com mais de 80% dos leitos Covid-19 ocupados

Publicado

no

Mapeamento identificou 58 municípios paulistas que apresentaram, na média móvel dos últimos sete dias, capacidade hospitalar acima de 80% de ocupação para pacientes graves ( Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nove cidades ligados ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília estão com mais de 80% dos leitos hospitalares de isolamento Covid-19 ocupados. Os números, tendo como referência a última quarta-feira (20), foram divulgados nesta quinta-feira (21) pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). Em parceria com o Centro de Contingenciamento do Coronavírus, o órgão acompanha diariamente a evolução da pandemia no estado.

Nesse levantamento, a SDR identificou 58 municípios paulistas que apresentaram, na média móvel dos últimos sete dias, capacidade hospitalar acima de 80% de ocupação para pacientes graves. Nove destes municípios já alcançaram 100% de ocupação.

Na região do DRS de Marília, o maior percentual é em Tupã, com 99,07% dos leitos Covid-19 ocupados na Santa Casa. Já a Santa Casa de Adamantina apresenta ocupação de 82,8% (veja dados completos abaixo).

A SDR destaca que os dados são disponibilizados pelo Censo Covid, que é abastecido diariamente pelos próprios hospitais, e variam dia a dia. O esgotamento de uma unidade hospitalar não significa necessariamente esgotamento de todo o sistema de saúde do município. O banco de dados do Censo Covid-19 baseia-se na medição de todo o sistema de saúde e seus respondentes (que contemplam tanto hospitais da rede pública, quanto da rede particular e ainda, incluindo entidades sem fins lucrativos).

Na última sexta-feira (15), durante coletiva de imprensa, o secretário de desenvolvimento regional Marco Vinholi já havia alertado 43 cidades que estavam com a capacidade hospitalar de leitos de UTI para Covid-19 acima dos 80% e que deveriam endurecer as medidas para contenção do vírus.

“Desde a última reclassificação do Plano São Paulo, estamos alertando os municípios sobre alta na taxa de ocupação hospitalar. Recomendamos que as Prefeituras determinem a restrição total de atividades não essenciais para aliviar a pressão sobre hospitais públicos e particulares”, alertou o Secretário Vinholi.

Ainda assim, o atendimento tem sido completo por meio do sistema CROSS, da Secretaria estadual de Saúde, que regula e encaminha internações conforme a necessidade de cada região e direciona o paciente para o leito disponível mais próximo. As regiões são divididas por DRS, exatamente para facilitar o trabalho de encaminhamentos e transferências.

O Governo de São Paulo afirma estar trabalhando com os gestores municipais para o fortalecimento da capacidade hospitalar desses municípios. Destaca ainda que nenhum cidadão paulista ficou sem atendimento durante a pandemia e nem ficará. “Os municípios com taxa elevada de ocupação de leitos representam 9% do total do estado. Seguir as recomendações do Plano SP neste momento é fundamental para a contenção da transmissibilidade do vírus e a preservação de vidas. Vivemos a segunda onda da Covid e, mesmo com a vacina, é preciso continuar a seguir as orientações da ciência e da saúde”, reitera o Secretário Vinholi.

Confira a situação da DRS de Marília

  • DRS 09 Marília – Adamantina – 82,8%
  • DRS 09 Marília – Assis – 80,42%
  • DRS 09 Marília – Garça – 96,11%
  • DRS 09 Marília – Marília – 86,52%
  • DRS 09 Marília – Osvaldo Cruz – 94,62%
  • DRS 09 Marília – Ourinhos – 83,06%
  • DRS 09 Marília – Paraguaçu Paulista – 82,8%
  • DRS 09 Marília – Santa Cruz do Rio Pardo – 97,36%
  • DRS 09 Marília – Tupã – 99,07%
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.