Cidades
Mazucato autoriza funcionamento de bares e restaurantes das 10h às 16h

O prefeito de Osvaldo Cruz, Edmar Mazucato (PSDB), publicou decreto que fixa as novas regras de funcionamento do comércio e setores não essenciais na nova etapa do Plano SP, a fase Amarela.
A novidade fica por conta da volta do atendimento presencial em bares, sorveterias e restaurantes, suspensos desde o início dos decretos de quarentena no estado. Neste primeiro momento, o atendimento presencial nestes estabelecimentos está autorizado para acontecer das 10h às 16h, com as seguintes restrições:
- Limitação de 40% de sua capacidade total;
- Obedecer a distância de 1,5m entre meses, ficando proibida a junção de duas ou mais mesas;
Porém, o decreto 4498 prevê que a partir do dia 22 de agosto, caso Osvaldo Cruz seja mantida na fase amarela, esses estabelecimentos poderão optar por escolher entre dois horários para atendimento presencial: 10h às 16h ou das 16h às 22h.
Academias
Também consta no novo decreto as regras para funcionamento das academias:
- Limitação de 30% de sua capacidade total;
- Horário de funcionamento será das 6h às 12h ou das 16h às 22h – o estabelecimento deve afixar o horário escolhido na entrada, assim como informar o setor de fiscalização;
- Os alunos deverá realizar agendamento prévio, com hora marcada, ficando proibida as atividades em grupo.
Comércio em geral
Agora em uma fase com menos restrições, o comércio local vai poder atender de forma presencial das 12h às 18h. Pela manhã, porém, os trabalhos serão restritos a drive-thru e delivery: das 8h às 12h.
Aos sábados, o atendimento será presencial das 8h às 14h.
