Ligue-se a nós

Destaque

Gripe: governo começa a distribuir vacinas e antecipa campanha

Publicado

no

O Ministério da Saúde começou a distribuir aos estados as doses da vacina para Influenza, o vírus da gripe, na segunda-feira, e o calendário de vacinação pode ser antecipado.
Em fevereiro, a pasta anunciou que a campanha contra a gripe, que geralmente tem início em maio, seria adiantada para dia 25 de março devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
A aplicação deve ter início ainda mais cedo do que o previsto após o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anteciparem o processo de entrega das doses.
— Nós conseguimos, com o esforço do Instituto Butantan, que antecipou a entrega e também da Fiocruz, que sempre faz a avaliação das vacinas antes delas serem aplicadas — afirmou a ministra Nísia Trindade a jornalistas nesta terça-feira.
De acordo com ela, o ministério publicará nesta quarta-feira uma nota técnica dizendo quais são os grupos prioritários da campanha.
Já o dia de início da vacinação é definido pelos municípios após a chegada das remessas. O processo para início costuma levar poucos dias após a distribuição das doses.
A antecipação vale para todas as regiões do Brasil, menos a Norte, onde a vacinação ocorre no segundo semestre devido às particularidades climáticas que influenciam a disseminação do vírus na região.
Ao todo, ficaram acordadas 81,8 milhões de doses entre o governo e o Butantan, em São Paulo, responsável pela produção das vacinas utilizadas na campanha brasileira. Cinco milhões de doses iniciais foram entregues na última quinta-feira, e as demais 70,2 milhões serão enviadas ao ministério até abril.
Outras 6,6 milhões serão entregues em setembro para a vacinação na região Norte.
Fonte: O Globo
Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.