Conecte-se conosco

Economia

Especial Multiplic: Ser otimista em tempos de crise?

Publicado

em

Com essa crise que o mundo, o país e o nosso município vêm passando, às vezes fica difícil ser otimista, certo? E o duro é que sabemos que a crise não é apenas política ou econômica. Pois, vivemos graves problemas de uma maneira geral. Parece que a palavra da vez é CRISE. Mas, dá pra ser otimista e sendo realista!

De uns tempos pra cá, uma onda de pessimismo tem se espalhado, dando a impressão de que nada vai melhorar. Mas não podemos nos esquecer que, apesar de tudo, são nos momentos de crise que surgem as melhores oportunidades. É quando paramos pra pensar no que fazer, buscamos com mais garra o que queremos, vamos à luta em busca de um novo cenário. É justamente nestes momentos que aprendemos mais e devemos evoluir como ser humano. Claro que não existe uma fórmula mágica, que vá solucionar todos os problemas, mas já reparou que pessoas otimistas acreditam que as coisas podem dar certo e conseguem dar a volta por cima? Esse tipo de pessoa atrai outras pessoas. A pessoa otimista sabe que está passando por um problema, mas compreende que este momento ruim é passageiro e necessário para o aprendizado na escola da vida. E não se trata de se acomodar com a situação, mas sim enxergá-la com maturidade. Uma mente positiva tem muito mais chance de criar novas expectativas do que aquela que pensa que tudo é ruim, a vida é ruim, as pessoas são ruins, nada presta, tudo vai dar errado, e por aí vai…

Veja bem, sua vida pode não estar perfeita neste momento, acho que a de ninguém está, mas se teimar em ficar no negativismo, o período atual parecerá uma eternidade.

Parece demagogia todas essas coisas, mas não podemos nos esquecer que todos os dias há pessoas no mundo que estão há anos sofrendo em situações de risco, que estão fugindo de guerra, que estão longe de suas casas e famílias sem ter escolha. Há pessoas neste exato momento que estão numa cama de hospital entre a vida e a morte. Existe gente que passa fome todos os dias, crianças que sofrem com o trabalho escravo e de injustiças tão graves que nem podemos sequer imaginar. E tem, ainda, aquelas pessoas que mesmo tendo saúde e conforto, por almejarem sempre mais, acabam vivendo amarguradas e frustradas com a vida e com o mundo.

Por exemplo, se hoje você está aqui lendo este texto, isso já é motivo de gratidão e alegria. Primeiro porque você pode enxergar e porque um dia você aprendeu a ler. Você teve a oportunidade de abrir seus horizontes e de dar luz ao conhecimento que abre portas para as possibilidades.

Portanto, quando a gente aprende a olhar as coisas de forma mais otimista, isso é bom tanto para você quanto para os outros. Para você, pois fará bem ao seu corpo, a sua mente e também ao seu lado espiritual, independentemente de sua religião. Já para os outros, eles vão te ver como uma pessoa determinada e perseverante.

Lembre-se também que a pessoa negativa normalmente critica muito, e isso é porque não faz, pois se fizesse, não teria tempo para ficar criticando somente. Pense nisso.

O Multiplic desde o início procura difundir esse modelo de atuação. Mesmo com a paralisação de suas atividades presenciais em decorrência do Coronavírus (COVID-19), o Fórum adequou seu cronograma e trabalha na estruturação de ações para novos negócios e oportunidades.

É evidente que os desafios são muitos, mas a união da sociedade civil organizada neste momento renderá frutos para Osvaldo Cruz.

Acredite, tudo vai passar.

Conselho Diretor Multiplic

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.