Ligue-se a nós

APEOESP

Conselho estadual de saúde se posiciona contra volta as aulas presenciais durante a pandemia

Publicado

no

APEOESP, representada pela presidenta Professora Bebel, participou na manhã de segunda-feira, 14/9, de reunião virtual do Conselho Estadual de Saúde, que reúne representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil.

Convidada para debater a questão da volta das aulas presenciais nas escolas da educação básica do Estado de São Paulo, a Professora Bebel apresentou o posicionamento da APEOESP contrário a esse retorno enquanto houver pandemia.

A posição da entidade está baseada em evidências científicas e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde e da comunidade científica, além de estudos que vêm sendo realizados pelo próprio Sindicato como o que resultou no Manual para Escolas Saudáveis, elaborado em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil – seção São Paulo e o DIEESE. Presidenta da APEOESP falou sobre a condição dos prédios, a ausência de equipamentos de proteção individual e da ausência de procedimentos adequados de higienização, além de destacar a quantidade de pessoas que serão atingidas pela medida, que equivale à população do Paraguai.

Lembrou também da questão da mobilidade de professores e alunos, que deverão se utilizar dos meios de transporte, tanto o público como aquele contratado pelas prefeituras, para ir de casa para as escolas e vice-versa, destacando que as crianças podem ser assintomáticas, mas carregam alta carga viral, e são cuidadas por pessoas que estão nos grupos de risco, como por exemplo, idosos.

Ao final do debate, o Conselho foi sensível à argumentação da APEOESP e aos dados apresentados, tomando posição oficial contra a volta das aulas presenciais neste momento, que será encaminhada ao governo estadual.

Mais uma batalha vencida em defesa da vida, inclusive considerando que as comunidades escolares aceitam e acatam as recomendações do sindicato, recusando-se a participar da volta às escolas que o governo do Estado vem promovendo desde o dia 8/9, conforme levantamento diário que oo Sindicato está realizando.

Os professores reafirmam que continuam na luta e só voltarão às escolas após a pandemia!

 

Fonte: APEOESP (Informa Urgente 106/2020)

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.