Conecte-se conosco

Destaque

Centro Paula Souza é reconhecido como Instituto de Ciência e Tecnologia

Publicado

em

Além de maior rede estadual de ensino profissional da América Latina, o Centro Paula Souza (CPS) agora passa a ser reconhecido também como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). A aprovação da instituição, que pleiteia o título desde 2019, se deu por unanimidade em reunião realizada na terça-feira (14), pelo Conselho das Instituições de Pesquisa do Estado de São Paulo (Consip). Vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, o conselho tem como presidente a titular da pasta, a secretária Patricia Ellen.

Durante a reunião promovida pela subsecretária de Ciência e Tecnologia, Paula Lima, realizada de forma remota, a vice-diretora-superintendente, Emilena Lorenzon, fez uma apresentação geral do Centro Paula Souza, do regime de jornada integral das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), e do quadro de doutores, mestres, eixos tecnológicos e pesquisas que vem sendo desenvolvidas nos últimos dois anos.

“Com este reconhecimento abrimos um leque de novas oportunidades para a instituição em várias frentes para apoiar o Estado de São Paulo na geração de novos negócios com base tecnológica, contribuindo para a ampliar sua competitividade”, afirma Emilena.

Segundo a vice-superintendente, a partir de agora, o CPS pode, além de atuar na área de pesquisa, contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento de novas tecnologias e de inovações em parceria público-privadas, sempre alinhadas às necessidades do mercado. “Uma das vantagens é ser reconhecido como um ator que contribua com  os ecossistemas de inovação do Estado de São Paulo podendo desenvolver tecnologias em parceria com empresas e usufruir dos benefícios do marco regulatório para ciência, tecnologia e inovação”, explica.

A partir de agora, de acordo com Emilena, o CPS passa a seguir a legislação do Marco Regulatório da Inovação, que abre muitas portas, por exemplo, para intensificação de parcerias público-privadas e investimento na atualização de laboratórios. “Poderemos também buscar fomento para inovações e compor a rede paulista dos ambientes promotores de pesquisa e inovação.”

Os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) são organizações sem fins lucrativos de administrações públicas ou privadas, que têm como principal objetivo a criação e o incentivo a pesquisas científicas e tecnológicas.

Fazem parte do Consip, mais de 18 institutos de pesquisa do Estado de São Paulo, entre eles, o Instituto Butantan e o Instituto Adolfo Lutz, que, recentemente, tornaram-se ainda mais conhecidos pelo trabalho no combate contra a Covid-19 e no desenvolvimento de vacinas para imunizar a população.

Na reunião, também foi aprovado o reconhecimento da Polícia Científica do Estado e o Hospital Emilio Ribas como Institutos de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.

 

 

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Continue lendo
--Publicidade--
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.