Ligue-se a nós

APEOESP

Assembleia da APEOESP deliberou: Se o governo não assegurar nossos direitos o ano letivo não começa

Publicado

no

ÜPagamento dos direitos de todos/as os/ as professores e professoras temporários/as, para garantir sua sobrevivência

ÜAtribuição de aulas justa e transparente para professoras e professores efetivos/as, estáveis e temporários/as

ÜPagamento integral do piso salarial nacional para os professores e as professoras

 

Mobilização abre mesa de negociação com a SEDUC

Secretário Executivo darà respostas até o dia 12 de janeiro

Mobilização em pleno recesso e debaixo de chuva é motivo de orgulho para todas e todos

 

Em pleno recesso de janeiro, sob forte chuva, mais de 5 mil professores de todas as regiões do estado, sobretudo da categoria O, mas também estáveis e efetivos, atenderam ao chamado da APEOESP e lotaram a Praça da República nesta terça-feira, 9, em assembleia estadual organizada pelo sindicato.

 

Mobilização abriu mesa de negociação

A forte mobilização organizada pelo sindicato, motivo de orgulho para todos nós do magistério paulista, provocou a abertura de um importante canal de negociação com a Secretaria Estadual de Educação, por meio de uma reunião com o Secretário Executivo, Vinicius Neiva, articulada pela Segunda Presidenta da APEOESP e Deputada Estadual, Professora Bebel.

Representaram a Diretoria da APEOESP na reunião o Primeiro Presidente da entidade, Fábio Moraes, a Segunda Presidenta, Professora Bebel, a Vice-Secretária de Assuntos da Mulher, Eliana Nunes, e a Secretária de Organização para o Interior, Andrea Oliveira. Também participou da reunião uma comissão de professores, representando a base da categoria, formada por Tiago Ribeiro (Itaquaquecetuba), Neusa Ribeiro (Franca), David da Silva (Sudeste Centro – Capital), Clébia Santos (Americana).

Houve compromisso da parte do secretário de analisar algumas das reivindicações emergenciais da categoria O que foram apresentadas, que envolvem sobrevivência desses professores.

 

Pagamento integral do mês de dezembro

O Secretário Executivo se comprometeu a analisar, até o dia 12 de janeiro, a reivindicação da APEOESP de que sejam pagos mais 15 dias de salário a 9 mil professores e professoras que tiveram encerramento de contratos em 15/12/2023 (contratos iniciados em 2020). A APEOESP reivindica a prorrogação do ano letivo de 2023, tendo em vista que essa é uma prerrogativa do Secretário da Educação, por meio de resolução.

A APEOESP reivindicou o pagamento de salários aos professores da categoria O em janeiro e fevereiro. O Secretário Executivo alega não ter previsão legal para isto, face ao encerramento dos contratos. Vamos insistir nessa luta

 

Rescisão contratual

A APEOESP, junto com a comissão de professores, reivindicou que seja paga rescisão aos professores que tiveram seus contratos encerrados, por não ser justo que tenham trabalhado três ou mais anos e nada recebam. Houve também nesse caso o compromisso do Secretário Executivo de analisar e responder este ponto no dia 12 de janeiro.

Frente a questionamento do nosso sindicato, o Secretário Executivo reafirmou que haverá folha suplementar em março para os salários de fevereiro.

 

Pagamento do bônus

Outro ponto que a APEOESP reivindicou e que o secretário responderá no dia 12 é o sobre o pagamento do bônus. O secretário diz que há no governo um encaminhamento para que seja pago na forma de 14º e 15º salários. Aguarda aprovação de uma comissão intersecretarial e a edição de um decreto do governador. O Secretário Executivo concorda que quem trabalhou em 2023, mesmo com contrato encerrado, deverá receber. Se compromete a fazer gestões no Governo para acelerar o processo.

 

Férias

Sobre férias, a SEDUC reafirma que os professores já receberam no próprio exercício de 2023. Todos os professores que tenham dúvidas ou questionamentos a esse respeito devem procurar o departamento jurídico nas subsedes, munidos se seus holerites, para as providências cabíveis.

 

Tempo de serviço na classificação

A APEOESP e a comissão de professores reivindicaram que a classificação da categoria O para a atribuição de aulas incorpore o tempo total de serviço dos(as) professores(as) e não apenas os últimos cinco anos, como na classificação do concurso. O Secretário Executivo se comprometeu também a examinar este ponto, com resposta no dia 12/1.

Em relação à classificação para a atribuição de aulas, esclareceu que aqueles que participaram do concurso, ainda que não tenham obtido a classificação para serem convocados a assumir vagas (caso dos candidatos reprovados na vídeoaula, por exemplo), mesmo assim participam da atribuição inicial.

 

Vamos continuar reivindicando

A APEOESP continuará em contato com a SEDUC para apresentar demais pontos que foram aprovados no Encontro Estadual de Professores da Categoria O, entre eles:

Ü Garantia do pagamento do piso salarial nacional integral para todas as professoras e professores

Ü Retorno das aulas de Artes, Filosofia e Sociologia no ensino médio

Ü Recondução dos professores e professoras nas escolas PEI

Ü Não fechamento de classes e manutenção do noturno

Ü Não municipalização das escolas estaduais na capital E demais reivindicações

 

 

 

Fonte: APEOESP (Informa Urgente 002/2024)

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.