APEOESP
Todo apoio às manifestações em defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora
Na abertura da reunião em ambiente virtual do Conselho Estadual de Representantes (CER) da APEOESP, em 13 de junho, realizou-se um esclarecedor debate sobre a conjuntura, com a presença do ex-deputado federal José Genoino Neto (PT), da deputada federal Sâmia Bomfim, do PSOL, do deputado federal Alexandre Padilha (PT), ex-ministro da Saúde e Nilvaldo Santana, membro da executiva nacional do PCdoB e ex-deputado estadual.
A partir desse debate, algumas questões devem ser destacadas. A pandemia de Covid-19 aprofunda a desigualdade social estrutural e a crise econômica no Brasil, o que já se anunciava em função da política econômica destrutiva do governo Bolsonaro.
Neste sentido, é preciso esclarecer à população que esse cenário decorre da permanência do atual governo no poder.
Unidade de ação contra o fascismo. Fora Bolsonaro/Mourão!
A APEOESP defende a unidade de todas as forças contra o fascismo e luta pela radicalização da democracia, em defesa da vida, da soberania popular e para que o Estado atue assegurando direitos e garantias aos trabalhadores e à população.
Só haverá solução para a gravíssima expansão da pandemia no Brasil e as profundas consequências econômicas e sociais que estamos vivendo com o fim deste governo.
Renova-se, portanto, nossa palavra de ordem Fora Bolsonaro/Mourão, pelo impeachment ou cassação da chapa que venceu as eleições manipuladas de 2018 e por novas eleições para a residência da República.
Evidentemente, alianças mais amplas devem ser feitas em relação a circunstâncias e reivindicações concretas, como a que levou à revogação da MP 799, que permitiria ao MEC nomear de forma unilateral os reitores das universidades brasileiras.
Neste sentido, a APEOESP apoia todas as manifestações em defesa da democracia, contra o fascismo, pelo fim do governo Bolsonaro/Mourão e pelos direitos da classe trabalhadora que vem levando milhares de trabalhadores, estudantes e outros segmentos às ruas. Ao mesmo tempo, continuamos a defender o isolamento social horizontal como única medida eficaz para conter a pandemia. Portanto, devem ser preservadas todas as medidas de prevenção ao contágio.
Fonte: APEOESP (Informa Urgente 69/2020)