APEOESP
SEDUC confirma que reverá cessações e afastamentos de professores de salas de leitura e PROATI

Em reunião com a deputada estadual e segunda presidenta da APEOESP, Professora Bebel, realizada em 9 de outubro, o Secretário-Executivo da SEDUC, Vinícius Neiva, admitiu que houve exagero na aplicação da Resolução sobre projetos da pasta, afastando professores de salas de leitura e Proati, cessando e reduzindo aulas atribuídas de professores que ficam doentes.
Frente a reivindicação da APEOESP e da categoria, o Secretário-Executivo se comprometeu a resolver o problema com reintegração desses professores e reversão das demais medidas. Todas as subsedes, conselheiros e representantes de escola devem fiscalizar e cobrar o cumprimento desse compromisso.
Para além da afirmação do secretário-executivo, na última semana a APEOESP conquistou no Tribunal de Justiça liminar em ação coletiva, determina do que a SEDUC cumpra o Estatuto do Servidor Público e reconduza os professores que foram atingidos pelas medidas.
Concurso
A segunda presidenta da APEOESP cobrou também a convocação de mais professores concursados de todas as disciplinas, incluindo as disciplinas de Filosofia, Sociologia, Artes, Educação Física.
Atribuição
Também cobrou regras justas da atribuição de aulas, transparente e organizada e, com relação a problemas relatados por professores de São Bernardo do Campo, onde está sendo desenvolvido projeto-piloto de conferência e atualização de dados para classificação, o secretário-executivo afirmou que o processo ainda está em andamento e que os dados estão sendo atualizados e corrigidos no sistema.
Fonte: APEOESP (Informa Urgente 88/2025)
