Destaque
Secretaria de Saúde se pronuncia após matéria sobre mãe que busca tratamento para filho com deficiência

Na manhã desta terça-feira, 3, o Jornal Cidade Aberta (JCA) publicou uma matéria relatando o caso da senhora Ana Paula Pereira do Toro, que ingressou à Justiça para garantir o direito ao tratamento de seu filho, de 8 anos, portador de deficiência intelectual. O caso gerou grande repercussão nas redes sociais e mobilizou a opinião pública local.
Após a divulgação da reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde de Iacri, por meio da secretária Renata Coneglian, procurou o JCA e encaminhou uma nota de esclarecido.
Segue a nota em sua íntegra:
“*Nota de Esclarecimento – Secretaria Municipal de Saúde de Iacri*
A Secretaria Municipal de Saúde de Iacri, em relação à matéria publicada por este jornal digital, esclarece que não foi procurada pela equipe de reportagem para prestar informações ou esclarecimentos sobre o caso citado.
Sobre o atendimento psiquiátrico mencionado, informamos que foi agendada consulta para o filho da senhora em questão no dia 12 de março, no Hospital das Clínicas de Marília, com médico Psiquiatra da Instituição.
Quanto à consulta com Neuropediatra, esclarecemos que, em 11 de setembro de 2024, quando foi realizado o agendamento com profissional médico em Presidente Prudente, o município ainda não contava com profissional dessa especialidade na rede pública. Por esse motivo, a consulta foi marcada de forma particular, como medida excepcional para garantir o atendimento da criança.
Atualmente, o município conta com atendimento Neuropediátrico por meio do Consórcio Regional Intermunicipal de Saúde (CRIS), com consultas mensais conforme demanda regulada. O serviço, além de gratuito, também oferece acesso aos exames, procedimentos e medicamentos solicitados pela profissional, dentro da rede pública regionalizada.
Diante disso, não é possível custear consultas particulares, inclusive em clínicas de Presidente Prudente, uma vez que o serviço já é disponibilizado de forma regular e gratuita pelo consórcio, conforme as normas da administração pública.
Por fim, informamos que o Município de Iacri não foi citado judicialmente sobre o caso, razão pela qual não é possível emitir posicionamentos com base em informações unilaterais ou não oficiais.
Reafirmamos nosso compromisso com a seriedade no atendimento à população e permanecemos à disposição para esclarecimentos a qualquer cidadão ou veículo de imprensa que nos procurar de forma ética e responsável.
Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Saúde de Iacri”
*Esclarecimento do Jornal Cidade Aberta:*
De acordo com a nota emitida pela Secretaria de Saúde de Iacri, a reportagem do JCA não a procurou. Vale esclarecer alguns pontos:
1º – O JCA entrou em contato sim, porém, o contato foi feito diretamente ao telefone da Prefeitura de Iacri e não no telefone da Secretaria de Saúde do município. Por qual razão? Simples: a ação da denunciante, em prol de seu filho, é movida diretamente ao Poder Executivo de Iacri (não se limitando apenas à Secretaria de Saúde). Logo, a reportagem do JCA procurou estabelecer contato diretamente à Prefeitura.
2º – É importante destacar que, mesmo diante da dificuldade em estabelecer contato direto com representantes da Administração Municipal de Iacri, o JCA manteve aberto o espaço para manifestações oficiais ou esclarecimentos por parte da Prefeitura ou de qualquer outro setor da Gestão Pública.
3º – O JCA reitera seu compromisso com a transparência e com o direito de resposta, mantendo sua postura dar voz a todas as partes envolvidas em suas reportagens.
