Ligue-se a nós

APEOESP

Propostas da dec para cer e assembleia estadual regionalizada

Publicado

no

A Diretoria Estadual Colegiada (DEC) analisou a situação atual da luta em defesa da vida, contra as atividades e aulas presenciais e decidiu encaminhar para debate no Conselho Estadual de Representantes e para deliberação na assembleia estadual regionalizada que se realizarão neste sábado, 13/3, a suspenção da greve e manutenção de estado de greve e mobilização permanente.

 

Vitória da nossa luta. Vitória da nossa greve

A decisão se justifica pelo fato de, neste momento, estarem suspensas as aulas e atividades presenciais nas escolas. A suspensão das aulas foi uma vitória importantíssima da nossa luta e da nossa greve, porque ela ocorreu em decorrência da sentença conquistada.

 

Pelo cumprimento imediato e efetivo da sentença judicial

Entretanto, estamos em luta pelo cumprimento imediato e efetivo da sentença judicial concedida pela Juíza Simone Casoretti em ação judicial movida pela APEOESP e demais entidades do magistério, que mandou suspender as aulas e atividades presenciais nas fases vermelha e laranja da pandemia.

Não aceitamos que a suspensão das aulas seja na forma decidida pelo governo, que antecipa o recesso escolar na tentativa de burlar a decisão judicial.

Reafirmamos: queremos a suspensão das aulas e atividades presenciais nos termos da sentença judicial proferida pela Juíza Simone Casoretti, garantindo-se o teletrabalho para assegurar os direitos de professores e estudantes.

A APEOESP produzirá material sobre a sentença e seu cumprimento, de forma que todas as subsedes e todos os professores e professoras possam compreender seu exato conteúdo e todos os seus desdobramentos.

 

Ampliar a luta em defesa da vida

Vamos continuar dialogando com a comunidade escolar e com toda a sociedade sobre a importância da aplicação integral da sentença, para que as escolas sejam fechadas. O governo não pode continuar expondo ao contágio funcionários, professores, gestores e os estudantes mais vulneráveis nas escolas na fase mais grave da pandemia.

 

Todas as escolas devem ser fechadas

É inaceitável a tentativa do governo de justificar a manutenção de escolas abertas para atendimento de estudantes em relação à alimentação escolar. Reafirmamos que essa é uma medida equivocada, mesmo porque nas escolas estaduais não há hoje alimentação adequada, mas apenas merenda seca.

O estado de São Paulo tem condições e deve garantir a segurança alimentar dos estudantes por meio da entrega de cestas básicas em suas residências. Deve, também, instituir auxílio emergencial estadual para os que necessitam.

 

Vacinação já!

A DEC encaminha ao CER e à assembleia estadual regionalizada a proposta de que continuemos lutando por vacina para todos e também pela vacinação dos profissionais da educação na primeira fase, juntamente com os demais segmentos prioritários.

Também continuaremos exigindo testagem em massa dos profissionais da educação e comunidade escolar – cobrar providências das diretorias de ensino e das prefeituras para que os testes sejam disponibilizados na rede pública de saúde. Da mesma forma, prosseguiremos exigindo dos planos de saúde que apliquem o teste nos professores que os pagam.

 

Pela ampliação dos leitos do IAMSPE

Nós nos somaremos aos demais segmentos do funcionalismo público estadual para que o IAMSPE amplie o número de leitos dedicados ao tratamento da Covid (e também das demais doenças), tendo em vista a altíssima taxa de ocupação dos leitos existentes.

 

A APEOESP na defesa dos direitos dos professores grevistas

A APEOESP defende e defenderá todos os professores e professoras, especialmente os que participam da nossa importante e vitoriosa greve. Todos os professores que comunicaram sua adesão à greve e tiveram faltas lançadas devem procurar o departamento jurídico para ajuizarem mandados de segurança, além dos mandados de segurança coletivos que já estão sendo impetrados. As subsedes devem arcar com os custos dos processos individuais dos professores que sofrem descontos em razão da greve.

Para discutir e comunicar à categoria orientações jurídicas detalhadas, o departamento jurídico reunirá na segunda-feira, 15/3, pela manhã, o conjunto de seus advogados, da sede central e das regiões. Um boletim será produzido com todas essas orientações.

 

Conferência estadual sobre o ensino médio

A SEDUC já começa a se movimentar no sentido de impor a reforma do ensino médio na rede estadual de ensino.

As propostas que chegam nas escolas significam um retrocesso curricular. São temas genéricos, reducionistas, vinculados a competências.

Para debater esse tema, a APEOESP realizará uma Conferência Estadual sobre o novo ensino médio.

 

 

Fonte: APEOESP (Informa Urgente 051/2021)

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.