Destaque
Prefeitura de Osvaldo Cruz retira 23 caminhões de lixo de residência no bairro Santa Teresa

A Prefeitura de Osvaldo Cruz, por meio da Vigilância Sanitária e Epidemiologia, realizou uma força-tarefa de limpeza em uma residência localizada no bairro Santa Teresa. Em sete dias de trabalho intenso, foram retirados 23 caminhões de lixo do local.
A ação foi determinada por ordem judicial e contou com o apoio da Defesa Civil e do setor do Almoxarifado Municipal. O acúmulo de resíduos representava sérios riscos à saúde pública, não apenas pelo volume de lixo, mas também pela presença de animais mortos e pela constatação de sete cães infectados com leishmaniose.
Segundo a diretora do Centro de Controle de Zoonoses, Jael Decijim, além da remoção dos resíduos, a equipe técnica precisou atuar na desinfecção da área ao redor da residência. “As casas vizinhas receberam aplicação de água com cloro para eliminar possíveis focos do mosquito da dengue e outras ameaças sanitárias. É uma ação emergencial e de grande importância para conter riscos epidemiológicos”, destacou Jael.
A Prefeitura reforça o alerta à população sobre a importância de manter os imóveis limpos e livres de acúmulo de materiais que possam servir de abrigo para vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de preservar a segurança e o bem-estar dos animais.
