Destaque
Prefeitura de Osvaldo Cruz desmente fake news sobre déficit nas contas públicas

A Prefeitura de Osvaldo Cruz desmente as informações falsas que circularam em um perfil de rede social e em grupos de WhatsApp, que alegam um falso déficit de R$ 11 milhões nas contas do município.
A notícia é completamente inverídica e não reflete a realidade das finanças públicas.
Para dirimir qualquer dúvida, a Contadora do município, Silvia Renata Mendes Souza, responsável pelo orçamento público, apresentou um esclarecimento técnico sobre a situação financeira.
“Queremos prestar contas à população e deixar todo mundo tranquilo. É nosso dever alertar sobre a desinformação, que causa confusão de forma irresponsável”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento, Renê Gomes.
Indicadores:
A administração municipal destacou que, se houvesse um déficit como o noticiado de forma falsa, não teria sido possível medidas como:
· Fornecedores com seus pagamentos em dia, sem atrasos.
· Os servidores públicos receberam o reajuste salarial conforme aprovado em lei;
· Pagamento em junho último da primeira parcela do 13º salário a todos os servidores municipais;
· O valor do vale-alimentação foi corrigido, beneficiando os servidores.
Esclarecimento Técnico sobre Receita e Despesa:
A alegação de déficit parte de uma interpretação equivocada e de má-fé sobre a execução orçamentária:
· A despesa é empenhada com base em contratos globais (como para serviços de saúde e manutenção) que têm vigência e execução até o final do ano (dezembro). Ou seja, o valor total é reservado, mas a despesa ocorre ao longo do tempo.
· A receita, por sua vez, é arrecadada de forma contínua, faltando ainda para serem contabilizados os valores referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro.
“Ainda temos um trimestre inteiro de arrecadação pela frente”, explicou a contadora Silvia Renata.
Arrecadação acima do esperado:
Um dos principais indicadores da saúde financeira é o desempenho da arrecadação.
Diferente do que propaga a fake news, o município apresenta um cenário positivo: balanço patrimonial atual aponta para um excesso de arrecadação na média de R$ 3 milhões em relação ao previsto;
“A população de Oswaldo Cruz pode ficar tranquila. A Prefeitura está com suas contas saudáveis. Estamos trabalhando na reta final do ano para fechar nosso orçamento com tranquilidade, e não temos nenhum tipo de problema com a arrecadação nem com as contas do município. Sigam confiantes”, finalizou o Secretário Renê Gomes.
A Prefeitura reforça seu compromisso com a verdade e a transparência e alerta a população para que não compartilhe informações de fontes não oficiais, sempre checando os canais oficiais da administração municipal.
Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura de Osvaldo Cruz
