Ligue-se a nós

Destaque

Polícia Ambiental surpreende homens com materiais de pesca proibido em Arco-Íris

Publicado

no

Três homens foram flagrados em um veículo onde foram encontrados várias materiais de pesca que, segundo a Polícia Ambiental, é de uso proibido em pescaria. O fato aconteceu no sábado, dia 24, em uma área na zona rural de Arco-Íris (SP), próximo do Rio Aguapeí, e foi registrado a ocorrência de “pescar mediante petrecho não permitido” pelos policiais ambientais de Tupã (SP), cabo Padovesi e soldado Vesu.

Além de três redes de nylon, num total de 37 metros de comprimento (1 rede medindo 7 metros de comprimento com malhas de 100mm e 1,20m de altura; 1 rede com 10 metros de comprimento e malhas de 140mm e 1,50m de altura; e 1 rede de nylon duro medindo 20 metros de comprimento com malhas de 70mm e 1,20m de altura) foram apreendidos quatro anzóis de galho e uma tarrafa de nylon duro, medindo 2,20 metros de altura, malhas de 40mm e 6,00 metros de corda de mão.

Segundo a Polícia Ambiental, durante a Operação Impacto e Operação São Paulo Sem Fogo, por volta das 15 horas, a equipe realizava patrulhamento no Rio Aguapeí, nos fundos de uma fazenda e no carreador de cana avistou um veículo fazendo manobra brusca de mudança de direção. Diante da suspeita foi feito o acompanhamento e a abordagem no ponto de pesca conhecido por “ingazeiro” e constatado três homens no interior do carro e dos anzóis de galho, da tarrafa e das redes de espera que estavam úmidas e com sinais de uso recente. Não foi localizado nenhum pescado capturado.

A Polícia Ambiental informou ainda que os homens foram indagados sobre os petrechos e informaram serem pescadores amadores e que estavam tentando pegar alguns peixes e, diante dos fatos foram elaborados três autos de infração ambiental, sendo um para cada pescador, todos na modalidade advertência, por pescar mediante utilização de petrecho não permitido, incorrendo no disposto do parágrafo 1°, inciso II, do art. 35 da Resolução SIMA 005/21.

Conforme a nota: “A pesca comercial e amadora é regulada pela Instrução Normativa Ibama nº 26/2009, que proíbe o uso de redes e tarrafas para os pescadores amadores, já o uso de anzol de galho é proibido para todas as categorias. A ocorrência será apresentada via ofício a Delegacia Polícia Civil de Arco Iris, com base no artigo 34, parágrafo único, Inciso II da lei 9.605/98” complementa a Polícia Militar Ambiental, que encerrou a ocorrência após adoção de todas as medidas cabíveis.

 

 

Fonte: Bastos Já

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.