Ligue-se a nós

Destaque

OAB SP se manifesta contra Resolução 591/2024 do CNJ por restringir sustentação oral em julgamentos

Publicado

no

A OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo) se posiciona contra a Resolução nº 591/2024, aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece o julgamento eletrônico assíncrono como regra geral no Poder Judiciário. A norma impõe a sustentação oral gravada como padrão, limitando a participação efetiva dos advogados nos julgamentos.

“Sustentação oral gravada é um faz de conta, um escárnio para os direitos da advocacia. O lugar apropriado para discutir e estabelecer regras processuais é o Congresso, em uma democracia. Vamos defender o uso de tecnologia no Judiciário, mas garantindo que os advogados tenham voz presente nos julgamentos”, afirmou o presidente da OAB SP, Leonardo Sica.

A Resolução nº 591/2024, que entraria em vigor na próxima semana, foi adiada pelo presidente do CNJ, Ministro Luís Roberto Barroso. A OAB SP, junto ao Conselho Federal da OAB e demais secionais, apresentaram um pedido ao CNJ para suspender sua vigência até que o tema seja debatido de forma democrática, respeitando as prerrogativas da advocacia.

A entidade orienta os advogados e advogadas a não enviarem sustentação oral gravada, reforçando a necessidade de preservar a dialética do processo e o pleno exercício da defesa nos tribunais.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa OAB

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.