Ligue-se a nós

Destaque

Neurodiversidade caminhos para o amanhã

Publicado

no

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo — instituído, no ano de 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser celebrado em 2 de abril — traz uma grande oportunidade para a sociedade conhecer mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como as necessidades e o potencial das pessoas nessa condição. Vale destacar que estudos feitos a partir de 2013 foram os responsáveis por acrescentar o termo “espectro” a esse transtorno, exatamente pela diversidade de sintomas e níveis apresentados pelo TEA, o que exige uma atenção única, especial para cada cidadão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 70 milhões de pessoas no mundo possuem TEA. No Brasil, de acordo com o Censo Escolar 2023, o número de alunos diagnosticados com a condição cresceu 48% entre 2022 e 2023, passando de 429 mil para 636 mil.

Vencer as dificuldades de comunicação, interação social e aprendizagem pede preparo, paciência e muito amor de pais ou responsáveis e dos professores e profissionais que os acompanham, tendo em vista que uma das características do TEA é o comportamento restrito e repetitivo. Por conta desses desafios, as mais de 80 unidades da Legião da Boa Vontade (LBV) pelo Brasil têm se aperfeiçoado nas providências necessárias para receber crianças, adolescentes e jovens autistas. A base de todo o trabalho da Instituição está nos conceitos das vanguardeiras Pedagogia do Afeto (para crianças de até os 10 anos de idade) e Pedagogia do Cidadão Ecumênico (a partir dos 11 anos), as quais propõem “uma visão além do intelecto”, conforme destaca o seu propositor, o educador Paiva Netto, presidente da LBV.

 

Estratégias, afeto e respeito às diferenças

Diante de tantos estudantes que chegam aos bancos escolares com necessidades educacionais diferenciadas, a rede escolar da Legião da Boa Vontade sempre acolheu e buscou caminhos para receber seus atendidos e, já há quase duas décadas, implantou o Programa LBV — Potencializando Habilidades (PPH), a fim de oferecer suporte ao desenvolvimento pedagógico, clínico (parceria com profissionais externos) e emocional desses alunos, motivando-os com estratégias e adaptações que os apoiem no aprendizado dos conteúdos pedagógicos e de interação social. Isso inclui adaptações curriculares e plano de ensino individualizado, com recursos visuais, como imagens e cartazes, que os auxiliem numa maior compreensão e comunicação, sempre de forma clara e objetiva.

Alessandra Paixão Alfaia, de 38 anos, mãe da pequenina Maria Esthela, de 5, aluna do Jardim II da Escola de Educação Infantil Jesus, da LBV em Belém/PA, fala da importância de a rede de ensino da Entidade possuir um programa específico para receber estudantes autistas, como a sua filha. “A Esthela melhorou bastante; agora, consegue interagir com os coleguinhas, possui todo o suporte para ir ao banheiro, se alimentar… Ela está evoluindo bem mesmo! Tenho tranquilidade em deixar minha filha vir, ela ama a escola da LBV. Eu só tenho a agradecer; o ensino aqui é de qualidade, o acolhimento maravilhoso. Deixo a minha profunda gratidão a todos os colaboradores da Instituição, o meu muito obrigada mesmo!”.
Confira mais sobre o trabalho realizado pela Legião da Boa Vontade nas mais de 80 unidades espalhadas pelo Brasil acessando www.lbv.org.br ou @lbvbrasil.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da LBV

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.