Ligue-se a nós

Destaque

Mesacast Social: Trilhas e Pontes na Assistência Social

Publicado

no

No próximo dia 26 de setembro de 2025, das 10 às 12 horas, a Legião da Boa Vontade realizará a 5ª edição on-line do Mesacast Social, em formato on-line, com transmissão ao vivo pelo YouTube (@LBVBrasil). A iniciativa, que integra as comemorações dos 75 anos da Instituição, terá como tema: “Percursos Socioeducativos: Trilhas e Pontes na Construção de Caminhos Transformadores”. O encontro é direcionado a trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), gestores, educadores sociais, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área.

A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e a NOB/SUAS ressaltam o planejamento estratégico como essencial para a gestão qualificada, no qual os percursos socioeducativos se consolidam como ferramentas que organizam o trabalho com os diferentes públicos, possibilitando aquisições aos usuários a partir de eixos previamente definidos, aplicáveis a todas as faixas etárias. Na LBV, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), os percursos já são referência para planejar, executar e avaliar atividades, exigindo conhecimento dos grupos, clareza de objetivos, propostas articuladas e avaliações contínuas. Em outros serviços, mesmo sem menção direta, há metodologias e objetivos estruturados que cumprem papel semelhante, como os blocos temáticos das ILPIs e as bases norteadoras da socioaprendizagem.

Com isso, o Mesacast Social tem como objetivo fortalecer o trabalho socioassistencial da LBV e de outras organizações sociais, incentivando o uso dos percursos socioeducativos como ferramenta de planejamento, execução e avaliação. Trata-se de um processo estruturado que promove o desenvolvimento dos usuários, ressignifica vivências negativas e, com base nas potencialidades constrói pontes para superar desafios.

O encontro contará com especialistas que apresentarão como essa metodologia foi estruturada institucionalmente, passando pelas etapas de planejamento, execução e avaliação — sempre com os usuários como protagonistas. Destacam-se:

  • Daiana Kopp – Pedagoga e pós-graduanda em Gestão de Serviços do SUAS, com experiência como educadora social, supervisora técnica e coordenadora de ações humanitárias. Atualmente, atua como especialista técnica e orienta o trabalho teórico-metodológico da LBV.

  • Elainy Rodrigues – Psicóloga, pós-graduada em Avaliação e Diagnóstico Psicológico pela PUC-Minas, é gestora Administrativa Social da LBV em Belo Horizonte/MG.

  • Anderson Garcia – Pedagogo, pós-graduado em Pedagogia Social e mestre em Educação. Atuou na unidade da LBV em Campo Grande/MS e hoje é Supervisor Pedagógico de serviços e programas socioassistenciais da Instituição.

A mediação será de Ellida Barbosa, graduada em Letras, assessora administrativa na LBV e apresentadora voluntária da Super Rede Boa Vontade de Comunicação.

Tópicos em destaque:

  • O que são, afinal, os percursos socioeducativos e como adaptá-los a diferentes serviços e programas socioassistenciais?

  • Onde começa um percurso socioeducativo?

  • A importância do planejamento colaborativo com a participação dos usuários.

  • Planejamento não é sobre encher o tempo com atividades, mas criar espaços para o grupo existir.

  • O que significa participação ativa real e como superar o imediatismo, alcançando resultados progressivos.

  • Encontro VinculAção: a culminância do percurso socioeducativo.

Participe e fortaleça essa rede!

Evento: MesaCast da Legião da Boa Vontade (LBV).

Data: 26 de setembro de 2025 | Horário: das 10 às 12 horas

Tema: “Percursos Socioeducativos: Trilhas e Pontes na Construção de Caminhos Transformadores.”

Para quem: trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), gestores, educadores sociais, pesquisadores, estudantes e demais interessados na temática.

Transmissão on-line: Canal da LBV Brasil no YouTube (@lbvbrasil)

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.