Ligue-se a nós

Destaque

Justiça Eleitoral anula votos do PL e do Republicanos e cassa 4 vereadores da Câmara de Indiana por fraude à cota de gênero

Publicado

no

A Justiça Eleitoral anulou os votos do PL e do Republicanos e determinou a cassação de quatro vereadores em Indiana, no interior de São Paulo, por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024.

 Candidaturas fictícias identificadas

A decisão da juíza Renata Esser de Souza, da 71ª Zona Eleitoral de Martinópolis, apontou que ambos os partidos registraram candidaturas fictícias de mulheres apenas para cumprir a cota mínima de 30% exigida pela legislação eleitoral. Algumas das candidatas tiveram apenas dois ou três votos.

 Cassação de diplomas e recontagem de votos

Com a fraude confirmada, os vereadores Claudinei Camargo Junior (Republicanos), Evandro Luiz Minaca (PL), Leonardo Pinheiro de Carvalho (Republicanos) e Vilma Soares de Oliveira Previato (PL) perderam seus mandatos. A Justiça também ordenou a recontagem dos votos, o que pode modificar a composição da Câmara Municipal.

 Consequências e próximos passos

Além da cassação, dirigentes partidários e candidatas fictícias foram declarados inelegíveis por oito anos. Ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O advogado dos envolvidos afirmou que a defesa irá recorrer.

 

 

Fonte: G1 Prudente

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.