Destaque
Justiça Eleitoral anula votos do PL e do Republicanos e cassa 4 vereadores da Câmara de Indiana por fraude à cota de gênero

A Justiça Eleitoral anulou os votos do PL e do Republicanos e determinou a cassação de quatro vereadores em Indiana, no interior de São Paulo, por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024.
Candidaturas fictícias identificadas
A decisão da juíza Renata Esser de Souza, da 71ª Zona Eleitoral de Martinópolis, apontou que ambos os partidos registraram candidaturas fictícias de mulheres apenas para cumprir a cota mínima de 30% exigida pela legislação eleitoral. Algumas das candidatas tiveram apenas dois ou três votos.
Cassação de diplomas e recontagem de votos
Com a fraude confirmada, os vereadores Claudinei Camargo Junior (Republicanos), Evandro Luiz Minaca (PL), Leonardo Pinheiro de Carvalho (Republicanos) e Vilma Soares de Oliveira Previato (PL) perderam seus mandatos. A Justiça também ordenou a recontagem dos votos, o que pode modificar a composição da Câmara Municipal.
Consequências e próximos passos
Além da cassação, dirigentes partidários e candidatas fictícias foram declarados inelegíveis por oito anos. Ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O advogado dos envolvidos afirmou que a defesa irá recorrer.
Fonte: G1 Prudente
