Destaque
Israel e Hamas fecham acordo de paz em Gaza

Israel e o Hamas anunciaram nesta quarta-feira (8) que chegaram a um acordo para implementar a primeira fase de um plano de paz na Faixa de Gaza, mediado pelos Estados Unidos, Egito, Catar e Turquia.
O acordo prevê a libertação de todos os reféns mantidos pelo Hamas desde 7 de outubro de 2023, em troca da liberação de quase 2 mil prisioneiros palestinos por Israel, além do recuo parcial das tropas israelenses e aumento da ajuda humanitária ao território palestino. Até o momento, 48 dos 251 reféns ainda estão sob custódia do grupo, e Israel estima que apenas 20 estejam vivos.
O cessar-fogo e a aplicação do plano ainda dependem da votação do governo israelense, prevista para quinta-feira (9), e da formalização do acordo, que deve ocorrer às 6h (horário de Brasília). O presidente dos EUA, Donald Trump, considera visitar Gaza e já anunciou que esta é a “primeira fase” do processo de paz, sugerindo que outros pontos ainda precisarão ser negociados.
O conflito teve início em 7 de outubro de 2023, com um ataque do Hamas que matou mais de 1.200 pessoas e sequestrou 251. Desde então, mais de 60 mil palestinos morreram em Gaza, segundo autoridades locais.
Fonte: G1
