Ligue-se a nós

Destaque

Israel e Hamas fecham acordo de paz em Gaza

Publicado

no

Israel e o Hamas anunciaram nesta quarta-feira (8) que chegaram a um acordo para implementar a primeira fase de um plano de paz na Faixa de Gaza, mediado pelos Estados Unidos, Egito, Catar e Turquia.

O acordo prevê a libertação de todos os reféns mantidos pelo Hamas desde 7 de outubro de 2023, em troca da liberação de quase 2 mil prisioneiros palestinos por Israel, além do recuo parcial das tropas israelenses e aumento da ajuda humanitária ao território palestino. Até o momento, 48 dos 251 reféns ainda estão sob custódia do grupo, e Israel estima que apenas 20 estejam vivos.

O cessar-fogo e a aplicação do plano ainda dependem da votação do governo israelense, prevista para quinta-feira (9), e da formalização do acordo, que deve ocorrer às 6h (horário de Brasília). O presidente dos EUA, Donald Trump, considera visitar Gaza e já anunciou que esta é a “primeira fase” do processo de paz, sugerindo que outros pontos ainda precisarão ser negociados.

O conflito teve início em 7 de outubro de 2023, com um ataque do Hamas que matou mais de 1.200 pessoas e sequestrou 251. Desde então, mais de 60 mil palestinos morreram em Gaza, segundo autoridades locais.

 

 

Fonte: G1

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.