Ligue-se a nós

Destaque

INSS inicia devolução de valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas

Publicado

no

O INSS divulgou nesta quinta-feira o calendário de devolução de valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas por associações e sindicatos.

Mas atenção: o pagamento não é automático. Quem já fez o pedido pelo sistema do INSS ou em agências dos Correios precisa confirmar que aceita receber o dinheiro administrativamente. Essa adesão será feita por um sistema a ser liberado nos próximos dias.

A adesão implica abrir mão de ações judiciais por dano moral ou repetição de indébito. Ao aceitar, o beneficiário também concorda com o encerramento de processos individuais ou coletivos em andamento sobre o tema.

A devolução será feita por ordem de adesão e pode alcançar até 2,27 milhões de segurados que contestaram os descontos, mas não tiveram resposta das entidades.

O INSS afirma que, nos casos em que a associação comprovar que o desconto foi autorizado, caberá ao sindicato devolver os valores. Se isso não ocorrer, o processo será arquivado e o beneficiário deverá procurar a Justiça.

 

 

Fonte: Folha de São Paulo

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.