A PF determinou o sequestro de bens e valores de até R$ 20 milhões dos investigados da Operação “Copia e Cola”, que acontece nesta quinta-feira (10). Um dos alvos é o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, do Republicanos.
Ele é suspeito de ter desviado recursos públicos destinados à área da saúde.
Os alvos poderão responder pelos crimes de corrupção passiva, ativa, lavagem de dinheiro, peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.
Quem é Rodrigo Manga?
O político começou sua carreira em 2012, quando disputou a primeira eleição municipal na cidade de Sorocaba. Pelo Progressistas, foi eleito vereador com mais de 4,7 mil votos. Quatro anos mais tarde, foi eleito novamente, dessa vez com 11 mil votos, pelo extinto Democratas.
Antes, entretanto, já havia sido filiado desde 1998 ao Partido Liberal, onde ficou durante a mudança de nome para Partido da República (atualmente voltou a se chamar Partido Liberal).
Em 2020, foi eleito para a Prefeitura da cidade pelo Republicanos, partido no qual está até hoje. Teve 52% dos votos no segundo turno, sendo reeleito em 2024 com 73% dos votos no primeiro turno.
Manga é famoso pelas suas publicações nas redes sociais, com feitos e situações da cidade ou comentários da política nacional. Ele age como uma espécie de influencer.
No Instagram, possui 2,9 milhões de seguidores. Suas postagens no reels passam de milhões de visualizações recorrentemente. Algumas recentes chegaram até mesmo a 10 milhões. A população de Sorocaba é de 723 mil pessoas, segundo o último censo.
Além disso, Rodrigo Manga foi lançado como pré-candidato para o governo de São Paulo e para a presidência da República. Em relação ao primeiro, essa é a ideia do PRTB, partido de Pablo Marçal.
Já para o cargo mais alto do país, o político disse para a CNN que quer disputar a presidência caso o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, não possam ou não queiram.
Fonte: CNN