Destaque
Fundação Procon orienta os consumidores com relação a compras do período natalino

Período natalino motiva sempre um aquecimento nas vendas do comércio, especialmente em setores de produtos para presentear.
A Fundação Procon, órgão de defesa dos direitos dos consumidores, faz uma série de orientações com relação a uma relação de compras de maneira segura e consciente.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o técnico do Procon, Adenilson Barbosa, o Exclusivo, que falou sobre os direitos dos consumidores e certos cuidados na hora da compra. “Em primeiro lugar orientar todos os consumidores para que antes de efetuarem a compra, que façam uma ampla pesquisa de preços e tenham a certeza de que a diferença será de 10, 15, 20 e até 30% de um local para outro. Outra orientação muito importante é que exijam a nota fiscal na hora da compra, porque ela é a certidão de nascimento de uma relação de consumo. Sem ela você não consegue reclamar e exigir os seus direitos depois de uma compra. Às vezes o consumidor vem aqui no Procon para fazer uma reclamação, a gente pede a nota fiscal e o reclamante simplesmente diz que o comércio não lhe deu. Eu sempre digo isso aos consumidores, se o estabelecimento não lhe deu a nota fiscal, você não compre naquele local.”, disse.
Adenilson Barbosa falou também sobre as compras online. “No caso das compras pela internet, as chamadas compras online, o consumidor deve ficar muito atento, porque essa relação ainda não é 100% segura, então verifique os sites que são mais confiáveis. No site do Procon SP você consegue acessar uma lista de sites confiáveis para compra, consta se os sites têm reclamações ou não. Vale lembrar que no caso de compras online, o consumidor tem até sete dias para fazer o cancelamento da compra ou qualquer reclamação. As compras online hoje viraram moda, mas é bom tomar muito cuidado com relação a sites confiáveis, pagamento por boletos, porque as vezes o consumidor compra de uma determinada loja, e na hora do pagamento do boleto você está mandando o dinheiro para um banco digital. Na hora de fazer o pagamento é importante verificar se o beneficiário daquele boleto é realmente a loja que você comprou. No caso de dúvida, entre em contato com o Procon que vamos imediatamente fazer a pesquisa e ver se o site é confiável.”, concluiu o Técnico do Procon de Osvaldo Cruz.
Fonte: Metrópole FM
