Ligue-se a nós

Destaque

Ex-secretário de planejamento de Bastos é condenado a mais de 10 anos de prisão por fraudes em licitações

Publicado

no

O ex-secretário de planejamento de Bastos (SP), Rodrigo Alexandro Murjia, foi condenado a 10 anos e 5 meses de prisão em regime fechado pelos crimes de corrupção passiva, falsidade ideológica e fraude ao caráter competitivo de licitações.

A decisão foi proferida nesta sexta-feira (9) pelo juiz Fabio Sola, que também sentenciou um empresário do ramo da construção civil, envolvido no esquema, a 9 anos e 8 meses de reclusão.

A investigação, conduzida pelo promotor de Justiça Lucas Oléa, comprovou que o secretário utilizava um “laranja” para direcionar contratos públicos a uma empresa que era beneficiada de forma ilegal. Essa empresa executava grande parte das obras públicas do município.A fraude foi desvendada após o cumprimento de mandados de busca e apreensão nos celulares do então secretário e do empresário, revelando mensagens que tratavam de orçamentos, empenhos, notas fiscais e até divisão de pagamentos. Em Janeiro de 2024, Rodrigo Murjia foi afastado do cargo na prefeitura a pedido do Ministério Público de SP.

Entre as provas apresentadas, está um comprovante de transferência via Pix de valores enviados pelo empresário diretamente à conta de Murjia.Além da pena de prisão, ambos os condenados deverão pagar multa.

A defesa de Rodrigo Alexandro Murjia não se manifestou.

A Prefeitura de Bastos disse que os fatos envolvendo o ex-secretário de Obras e Planejamento dizem respeito à gestão anterior, não tendo qualquer relação com a atual administração.

 

 

Fonte: G1 Bauru e Marília

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.