Ligue-se a nós

Destaque

Empreendedora de Adamantina é finalista do 9º Prêmio Empretec Women in Business

Publicado

no

A empreendedora de Adamantina, Izabel Castanha Gil, está entre as seis representantes brasileiras indicadas pelo Sebrae para o 9º Prêmio Empretec Women in Business, promovido pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Além da Izabel, outras cinco brasileiras foram selecionadas e as histórias foram enviadas à UNCTAD, que escolherá as finalistas globais para participarem da cerimônia de premiação em outubro de 2025, no Vietnã.
Izabel é proprietária da Latitude 21 Frutos Nativos, sediada em Adamantina. A empresa trabalha com o jatobá, transformado em produtos como farinha, vinagre, cremes e o inovador bolo de caneca “Bolobá”, que se tornou um dos destaques da marca. Além disso, desenvolve outros produtos em parceria com diferentes empresas, ampliando a presença do fruto no mercado. O trabalho com o jatobá iniciou-se em 2020, considerando os experimentos, a produção de mudas e o desenvolvimento de produtos.
“O objetivo da Latitude 21 Frutos Nativos é fortalecer a rede de cooperação da cadeia produtiva do jatobá, levar saudabilidade ao consumidor e contribuir para a regeneração da biodiversidade regional”, explica Izabel.
A empreendedora participou do Empretec em novembro de 2024, gratuitamente, por meio de uma parceria entre o Sebrae-SP e a Prefeitura de Adamantina. Segundo Guilherme Soares, consultor de negócios do Sebrae-SP, que acompanha a empreendedora, o diferencial de Izabel está no engajamento e na visão de futuro:
“Izabel é uma empreendedora engajada, inovadora e sabe do potencial do produto a ser explorado, que pertence a um nicho de mercado novo. Além do Empretec, ela já participou de outras ações, como a Feira do Empreendedor, onde conquistou parcerias importantes. É fundamental destacar o valor de participar dessas iniciativas, pois se inscrever e estar presente possibilita ao empreendedor promover o negócio e fortalecer a marca.”
A empreendedora, que concorre ao prêmio na categoria Agricultura Sustentável, afirma que o conhecimento adquirido no seminário foi fundamental para impulsionar o crescimento da empresa Latitude 21 e celebra a oportunidade. “É gratificante estar entre as finalistas. O conteúdo do Empretec tem sido útil na organização da cadeia produtiva do jatobá, no posicionamento da marca Latitude 21 e na busca por novos mercados. É uma iniciativa inovadora e de baixo carbono, portanto, conectada com as demandas atuais”, afirma Izabel.
Empretec
A metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) é implementada no Brasil há mais de 30 anos e executada pelo Sebrae. O programa de formação de empreendedores é aplicado em cerca de 40 países. No Brasil, desde 1993, o Sebrae capacitou mais de 300 mil pessoas. Foram 13,8 mil turmas em todas as unidades da Federação. O país responde por mais de 60% de todos os empreendedores capacitados no mundo.

 

 

Fonte: Ariane da Silva Balbino Printrio / Assessoria de Imprensa a serviço do Sebrae-SP

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.