Ligue-se a nós

APEOESP

Em defesa da educação pública, da democracia e dos nossos direitos

Publicado

no

CALENDÁRIO IMEDIATO

1 e 2 de fevereiro

Participar das reuniões de planejamento levando os materiais da entidade e debater com a categoria os eixos centrais da nossa Campanha Salarial, Profissional e Educacional de 2023. Ampliar as visitas às escolas.

9 e 10 de fevereiro

Apresentar e defender no CNE da CNTE a proposta de um dia nacional de luta em defesa da democracia, dos direitos do funcionalismo e da classe trabalhadora. Compatibilizar esta data com a realização da primeira assembleia da nossa campanha, ainda em março.

Pela revogação da Emenda Constitucional 95 (congelamento dos investimentos sociais por 20 anos), reforma trabalhista, reforma da previdência e todos os ataques contra os nossos direitos.

8 de março

Participar do Dia Internacional de Luta das Mulheres – 10h30 – (local a confirmar) 17 a 19 de março Participar com delegação da Plenária Intercongressual da CNTE.

 

DEMOCRACIA SEMPRE: DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO AO CHÃO DA ESCOLA

 

A democracia brasileira continua sob ataque e precisa ser defendida. Para nós a democracia – para além da garantia do estado democrático de Direito, direito de voto e liberdades democráticas – significa, sobretudo, assegurar à população direito à educação pública, saúde pública, moradia, segurança alimentar, previdência social, salários dignos e todos os demais requisitos para uma vida digna. Isso passa pela valorização do funcionalismo público e pelo livre direito de organização e manifestação de todos os segmentos sociais.

Os ataques golpistas de 8 de janeiro foram derrotados, mas não está ainda derrotada a articulação golpista que ordenou e financiou esses ataques. Sua liderança pertence a Jair Bolsonaro e seu entorno, hoje alvos de investigação das instituições do Estado Brasileiro. Lamentavelmente, esse movimento ainda conta com apoio em determinados setores da sociedade e acesso às mídias sociais. Precisamos, portanto, ampliar nossa mobilização para defender todos os nossos direitos, cobrar a revogação dos retrocessos impostos nos últimos anos e avançar na direção de um país mais justo e solidário, com desenvolvimento sustentável e respeito ao meio ambiente.

A tragédia que atinge o povo Yanomami, em Roraima, mostrou ao Brasil e ao mundo a extensão da destruição bolsonarista. E ela está presente em todas as esferas da vida brasileira. Em São Paulo, a eleição de um governador oriundo do governo Bolsonaro e que já manifestou seu caráter privatista, faz com que nossa disposição de luta seja redobrada, para impedirmos a continuidade do desmonte da Educação e dos demais ataques. O CER encaminha às subsedes que retomem os comitês de luta e apoiará a realização de uma conferência estadual dos comitês de luta em abril.

 

PRESERVAMOS 50 MIL EMPREGOS E ACABAMOS COM O CONFISCO DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS

É importante registrar que apesar da conjuntura adversa conquistamos pelo menos duas grandes vitórias no ano de 2022: a prorrogação dos contratos dos professores da categoria O e o fim do confisco salarial de aposentados e pensionistas. Elas foram resultado da nossa mobilização e do trabalho parlamentar da deputada Professora Bebel, também presidenta da APEOESP.

 

CONQUISTAR A DEVOLUÇÃO DOS VALORES CONFISCADOS É PRIORIDADE Neste momento, uma das nossas lutas prioritárias é pela devolução dos descontos do confisco salarial de aposentados e pensionistas. A APEOESP possui ação judicial com essa finalidade e tramita na ALESP o PLC 48/2022, de autoria da Professora Bebel, também com esse objetivo.

 

A UNIDADE NA LUTA É FUNDAMENTAL

Com base nessa avaliação, o Conselho Estadual de Representantes da APEOESP, reunido nesta segunda feira, 30 de janeiro, tomou decisões para a nossa luta neste início de ano, no qual damos início à nossa Campanha Salarial, Profissional e Educacional de 2023.

Para tanto, a unidade de todas e todos na APEOESP é fundamental. Não existe divergência que justifique nenhuma atitude ou ação que possa dividir nossas forças.

A APEOESP vem mantendo permanente cobrança de uma reunião como secretário da Educação, que assumiu o cargo há um mês e ainda não agendou uma conversa com a nossa entidade.

 

MANIFESTAÇÃO NA SEDUC Convocados pela APEOESP, centenas de professores de todo o estado mais uma vez se reuniram na Praça da República, em frente à SEDUC, após a reunião do CER, para cobrar a reunião com o secretário, novo processo de atribuição de aulas justo e transparente, pagamentos dos salários devidos aos professores da categoria O com contratos prorrogados e outras reivindicações emergenciais.

 

MESA DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE

Mais do que uma reunião, reivindicamos a instituição de uma mesa de negociação permanente, na qual sejam debatidas e equacionadas nossas reivindicações salariais, profissionais e educacionais.

O CER aprovou os eixos centrais de nossa Campanha Salarial, Profissional e Educacional 2023:

QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E DIREITOS DA CLASSE TRABALHADORA

¢ Revogação da Emenda Constitucional 95 (congelamento dos investimentos sociais por 20 anos), reforma trabalhista, reforma da previdência e demais ataques aos direitos do funcionalismo e da classe trabalhadora.

¢ Revogação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Reforma do Ensino Médio (MP 746/2016 – Lei 13.415/2017) – realizar amplo debate na categoria e cobrar do governo que abra a discussão sobre o ensino médio. Realizar Conferência Estadual sobre o Ensino Médio, em data a ser definida.

¢ Fim do PEI – Programa de Ensino Integral, EJATEC, Escolas cívico- -militares e demais programas excludentes.

¢ Pelo fim das exclusões discriminatórias de professores por meio das avaliações 360 nas escolas do PEI.

 

VALORIZAÇÃO SALARIAL E PROFISSIONAL

¢ Instituição de Mesa Permanente de Negociação no âmbito do Governo do Estado

¢ Novo processo de atribuição de classes e aulas justo e transparente, que corrija os erros, distorções e injustiças.

¢ Cumprimento da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional de forma correta, como reajuste salarial e não abono complementar. Não corresponde à verdade, portanto, a declaração do secretário da Educação de que o Estado de São Paulo já cumpre a lei do piso. Queremos:

¡ Pagamento do reajuste de 10,15% conquistado na justiça e bloqueado no Supremo Tribunal Federal – que o Governo do Estado retire o recurso extraordinário e aplique o reajuste.

¡ Pagamento do reajuste de 33,24% referente ao PSPN em 2022.

¡ Pagamento do reajuste de 14,95% referente do PSPN em 2023.

¢ Cumprimento da Meta 17 do PNE/PEE – equiparação com a média salarial dos demais profissionais com formação de nível superior.

¢ Pagamento imediato das férias e resíduo salarial de dezembro aos professores da categoria O com contratos prorrogados.

 

REVOGAÇÃO DA LC 1374/2022, EM DEFESA DA NOSSA CARREIRA E DIREITOS

¢ De imediato, revogação do artigo 80 da LC 1374/2022, para o fim da prevalência da maior jornada de trabalho para efeito de atribuição de aulas e concursos.

¢ Revogação da LC 1374/2022 para o fim do pagamento por subsídio e recuperação do tempo de serviço, formação, cursos e títulos como fatores evolutivos estruturais na carreira do magistério.

¢ Carreira aberta, justa e atraente, que atenda as necessidades da nossa categoria – conforme as Diretrizes Nacionais para a Carreira do Magistério Público (Parecer CNE/CEB 9/2009), cuja relatora foi a Professora Bebel, presidenta da APEOESP, quando conselheira do Conselho Nacional de Educação.

ESTABILIDADE DA CATEGORIA F PARA OS PROFESSORES DA CATEGORIA O ATÉ QUE HAJA CONCURSO IMEDIATAMENTE

¢ Concurso público já para 100 mil vagas/estabilidade de categoria F aos professores da categoria O (com garantia mínima de 12 aulas semanais) até que haja concurso imediatamente.

¢ Cumprimento da Estratégia 18.20 do Plano Estadual de Educação – nova lei para contratação de professores temporários assegurando direitos equivalentes aos dos efetivos.

CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA MAIS QUALIDADE NA EDUCAÇÃO

¢ Cumprimento da Jornada do Piso – no mínimo 33% da jornada semanal para preparação de aulas, elaboração e correção de provas e trabalhos. Formação continuada no local de trabalho. Em São Paulo, em jornada de 40 horas, são 24 aulas em sala e 16 aulas para as atividades extraclasse.

¢ Fim da superlotação de classes. Limite de 25 estudantes por sala de aula.

¢ Limite de 20 estudantes em salas com alunos com deficiência.

¢ Que o Estado garanta gratuidade nos exames admissionais dos professores temporários. ¢ Pela realização do concurso de remoção docente.

 

GESTÃO DEMOCRÁTICA E DIREITO DE ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NAS INSTÂNCIAS DO SINDICATO ¢

Democratização dos espaços escolares e garantia do direito de organização e participação sindical – recuperação das faltas abonadas e dispensa de ponto para participação em atividades sindicais.

¢ Cumprimento da Meta 19 do PNE e do PEE, reativação do funcionamento democrático dos Conselhos de Escola, como instâncias decisórias no âmbito das unidades escolares e o livre funcionamento dos grêmios estudantis.

¢ Fim das perseguições aos professores que lutam pela categoria e fim do assédio moral.

APOIO À LUTA DOS PROFESSORES DE FORTALEZA

O CER aprovou o apoio e solidariedade aos professores da Prefeitura de Fortaleza (CE), em greve pela aplicação do reajuste do piso salarial profissional nacional.

 

 

 

Fonte: APEOESP (Informa Urgente 15/2023)

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.