APEOESP
Diversos erros e distorções justificam a realização de uma nova atribuição de aulas

Na reunião que a APEOESP manteve com o secretário-executivo da SEDUC na quarta-feira, 11/12, foram apresentados os diversos problemas relativos ao processo de atribuição de aulas e exigimos que um novo processo fosse realizado, especialmente no caso dos professores da categoria O, mais atingidos por diversos erros e distorções nos procedimentos e na classificação.
Assim, portanto, além da questão da prevalência da opção pelas maiores jornadas sobre a pontuação por tempo de serviço, provas e títulos (que, por levar em conta formação e experiência, incidem positivamente sobre a qualidade do ensino), a APEOESP detectou problemas como:
Æ Professores cujo contratos se iniciaram em 2018 e 2019, após a prorrogação dos contratos, ao terem seus dados migrados do Banco de Talentos para a classificação geral, todos passaram a constar com opção pela menor jornada, mesmo aqueles que haviam optado pela maior jornada.
Æ Professores encontram muitas dificuldades para acessarem a lista completa de classificação dos professores da categoria O por Diretoria de Ensino.
Æ Professores habilitados foram prejudicados porque foram registrados pelas escolas e/ou Diretorias de Ensino como qualificados, que atribuem aulas somente após os habilitados.
Æ Professores desligados do PEI não foram incluídos na classificação geral.
De forma geral, professores com muito tempo de serviço e maior pontuação ficaram de uma hora para outra sem aulas ou com pouquíssimas aulas, muitas vezes em escolas mais distantes, devido a esses e outros erros e problemas. Enquanto professores ficam sem aulas, a falta de professores para diversas turmas e disciplinas nas escolas estaduais deve se agravar em 2023.
Desta forma, estamos lutando para que tudo isso seja levado em conta e que no prazo máximo de cinco dias, solicitamos pelo secretário- -executivo para que nos seja dada uma resposta, a decisão seja a de realizar novo processo de atribuição.
Fonte: APEOESP (Informa Urgente 08/2023)
