APEOESP
Dia 9 de maio – Assembleia 16 horas – praça da república – EM GREVE!

Na próxima sexta-feira 9, a partir das 16 horas, estaremos reunidos em assembleia estadual – com greve – na Praça da República. Como já informamos no Boletim APEOESP Informa Urgente 36, a audiência online de conciliação promovida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo entre o governo do Estado e a APEOESP no dia 5 de maio terminou com a suspensão, por 20 dias, da ação judicial movida pelo governo, para que possam ocorrer negociações entre as partes.
Como já sabem, o governo encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei complementar que institui reajuste de 5% para o Magistério, assim como para outras carreiras. Esta proposta é insuficiente! O reajuste do piso nacional foi de 6,27%, a inflação acumulada desde o último reajuste é de 8,5%, a alteração salarial necessária para o cumprimento da meta 17 do PNE é de 41,3% e para o cumprimento integral do piso salarial nacional, de 87%. Queremos a ampliação deste reajuste, rumo ao cumprimento integral do piso salarial profissional nacional.
Desta forma, neste momento é fundamental que sejam intensificadas visitas às escolas para que todos paralisem suas atividades e possamos fazer uma grande mobilização.
Entre tantas outras reivindicações, queremos:
- Fim do autoritarismo, do assédio moral, da plataformização, das privatizações e militarização de nossas escolas.
- Revisão do período de atribuição de aulas, com regras justas, transparentes, de acordo com a ordem de classificação por tempo de serviço, provas e títulos. E que a recondução seja feita por vontade dos professores, de acordo com a ordem de classificação, sem vetos.
- Reabertura das classes fechadas e o máximo de 20 estudantes por classe.
- Devolução dos valores descontados dos aposentados e pensionistas durante o confisco, que derrubamos em 2022 na Assembleia Legislativa.
Confira a íntegra em https://www.apeoesp.org.br/publicacoes/apeoesp-urgente/n-37-dia-9-de-maio-assembleia-16-horas-praca-da-republica-em-greve/
Fonte: APEOESP (Informa Urgente 37/2025)
