Ligue-se a nós

Destaque

Descarte irregular de lixo em Caçamba Solidária gera revolta em moradores de Osvaldo Cruz

Publicado

no

O programa “Caçamba Solidária”, implantado em Osvaldo Cruz com o objetivo de facilitar o descarte adequado de entulhos e resíduos, vem enfrentando um sério problema de uso indevido por parte da população. Moradores próximos à caçamba localizada na Rua Espanha, no bairro Jardim das Bandeiras, têm manifestado indignação com o acúmulo de lixo doméstico, recicláveis e até animais mortos no local.

Segundo relatos, muitos cidadãos têm utilizado o espaço de forma inadequada, descartando materiais que são recolhidos regularmente pela coleta seletiva e comum, como lixo doméstico e recicláveis. A situação se agrava com o despejo de restos de poda de árvores, resíduos de oficinas e até carcaças de animais, o que atraiu diversos urubus à região no último final de semana, causando preocupação entre os moradores quanto à saúde pública.

“Não é justo com quem mora aqui. A prefeitura disponibiliza as caçambas para ajudar, mas algumas pessoas vêm até de outros bairros só para jogar lixo aqui. Isso é falta de consciência e respeito”, lamenta um dos moradores.

 

Apesar dos esforços da administração municipal em manter o programa e fazer sua parte na manutenção e limpeza, o mau uso por parte da população tem dificultado o bom funcionamento do serviço. Os moradores pedem mais responsabilidade da comunidade e solicitam que as pessoas utilizem as caçambas próximas de suas residências, evitando o transporte de lixo para outros bairros.

O caso serve de alerta para a necessidade de educação ambiental e fiscalização mais rigorosa, a fim de preservar a qualidade de vida e a saúde pública da população de Osvaldo Cruz.

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.