Ligue-se a nós

Clima

Defesa Civil emite alerta de calor intenso durante o Carnaval na região de Presidente Prudente

Publicado

no

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta nesta quinta-feira (27) de calor intenso durante os dias do feriado de Carnaval e salientou que o predomínio de uma massa de ar quente fará a temperatura chegar até a 37ºC na região de Presidente Prudente (SP).

De acordo com o monitoramento da Defesa Civil, foi indicada a possibilidade de chuvas intensas, mesmo com o calor. As pancadas devem vir de formas isoladas, mas podem ocorrer com forte intensidade, acompanhadas de rajadas de vento e até mesmo queda de granizo em pontos isolados.

Saúde

O calor intenso durante o período de Carnaval pode trazer riscos à saúde. Por isso, a Defesa Civil reforça o alerta para quem for curtir a folia.

As altas temperaturas combinadas com o esforço físico aumentam consideravelmente o gasto energético e o nível de transpiração do corpo. Com isso, quem participar das festas de Carnaval deve reforçar a hidratação.

Os sintomas de desidratação são:

mal-estar, fraqueza e sonolência;

irritabilidade e dificuldade de atenção;

sensação de fome, quando na verdade é sede;

dor de cabeça, principalmente pela manhã; e

tontura ao levantar-se da posição sentada ou deitada (hipotensão postural).

Outro cuidado a ser tomado é a ingestão de bebidas alcoólicas. Cervejas e destilados não hidratam o corpo. Pelo contrário, aumentam a eliminação de líquidos corporais pela urina e pelo suor, facilitando a desidratação.

Além disso, outra dica é se alimentar bem antes dos blocos. A comida ajuda a diminuir e retardar os efeitos do álcool no organismo. Por isso, não beba de barriga vazia.

Durante as festas, o ideal é manter a alimentação saudável e leve, pouco gordurosa e de fácil digestão. As melhores comidas para o Carnaval são: frutas, tapiocas e pão integral.

 

Fonte: G1 – Presidente Prudente e Região

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.