Destaque
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuam em quatro frentes para conter avanço de incêndios próximos da área urbana de Osvaldo Cruz

Na tarde desta quarta-feira (13), por volta das 12 horas, Osvaldo Cruz enfrentou uma série de incêndios em vegetação registrados simultaneamente em quatro regiões distintas: Vila Esperança, Bairro Augustinho Caliman, Centro Comercial Lino Ferrari e nas proximidades da Chácara Sasaki, na zona rural.
A Defesa Civil foi acionada para coordenar os trabalhos de contenção, contando com o apoio do Corpo de Bombeiros, Sabesp, Secretaria de Operações e Serviços Urbanos e Departamento de Trânsito.
As equipes se deslocaram para os locais, atuando no combate às chamas e no controle da situação.
Foram utilizados dois caminhões-pipa e uma caminhonete pela Defesa Civil, além de um caminhão-pipa da Sabesp e um caminhão auto bomba do Corpo de Bombeiros.
Os demais setores prestaram suporte logístico e auxiliaram no controle do tráfego.
Apesar da gravidade das ocorrências, devido à proximidade de residências e algumas na área urbana, todas foram controladas.
Orientações
Com a chegada do período de estiagem e a queda na umidade relativa do ar, o risco de incêndios em vegetação aumenta.
Para evitar ocorrências que coloquem em risco a segurança da população e o meio ambiente, a Defesa Civil de Osvaldo Cruz recomenda:
Não realize queimadas para limpeza de terrenos, pastagens ou lixo. Além de perigosa, essa prática é proibida por lei e pode gerar multas.
Nunca jogue bitucas de cigarro, fósforos ou qualquer material inflamável em áreas com vegetação seca. O menor descuido pode iniciar um incêndio.
Proprietários de terrenos devem manter suas áreas roçadas e livres de materiais combustíveis. Isso reduz o risco de propagação do fogo.
Evite estacionar veículos sobre vegetação seca. O calor do motor pode iniciar um foco de incêndio. Máquinas agrícolas também devem ser inspecionadas regularmente.
Ao identificar focos de incêndio, acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Fonte: Assessoria de Imprensa
