Ligue-se a nós

Destaque

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuam em quatro frentes para conter avanço de incêndios próximos da área urbana de Osvaldo Cruz

Publicado

no

Na tarde desta quarta-feira (13), por volta das 12 horas, Osvaldo Cruz enfrentou uma série de incêndios em vegetação registrados simultaneamente em quatro regiões distintas: Vila Esperança, Bairro Augustinho Caliman, Centro Comercial Lino Ferrari e nas proximidades da Chácara Sasaki, na zona rural.

A Defesa Civil foi acionada para coordenar os trabalhos de contenção, contando com o apoio do Corpo de Bombeiros, Sabesp, Secretaria de Operações e Serviços Urbanos e Departamento de Trânsito.

As equipes se deslocaram para os locais, atuando no combate às chamas e no controle da situação.

Foram utilizados dois caminhões-pipa e uma caminhonete pela Defesa Civil, além de um caminhão-pipa da Sabesp e um caminhão auto bomba do Corpo de Bombeiros.

Os demais setores prestaram suporte logístico e auxiliaram no controle do tráfego.

Apesar da gravidade das ocorrências, devido à proximidade de residências e algumas na área urbana, todas foram controladas.

 

Orientações

 

Com a chegada do período de estiagem e a queda na umidade relativa do ar, o risco de incêndios em vegetação aumenta.

Para evitar ocorrências que coloquem em risco a segurança da população e o meio ambiente, a Defesa Civil de Osvaldo Cruz recomenda:

Não realize queimadas para limpeza de terrenos, pastagens ou lixo. Além de perigosa, essa prática é proibida por lei e pode gerar multas.

Nunca jogue bitucas de cigarro, fósforos ou qualquer material inflamável em áreas com vegetação seca. O menor descuido pode iniciar um incêndio.

Proprietários de terrenos devem manter suas áreas roçadas e livres de materiais combustíveis. Isso reduz o risco de propagação do fogo.

Evite estacionar veículos sobre vegetação seca. O calor do motor pode iniciar um foco de incêndio. Máquinas agrícolas também devem ser inspecionadas regularmente.

Ao identificar focos de incêndio, acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.