Destaque
Comprimido ‘primo’ do Mounjaro reduz peso em até 12% em estudo

A farmacêutica Eli Lilly divulgou nesta quinta-feira (7) os resultados de um estudo de fase 3 com a orforgliprona, comprimido experimental da classe dos agonistas do receptor GLP-1, mesma família da semaglutida e da tirzepatida (Mounjaro).
O medicamento, administrado por via oral uma vez ao dia, demonstrou redução de peso corporal de até 12,4% após 72 semanas de uso, em comparação com 0,9% do placebo.
O estudo envolveu 3,1 mil adultos com obesidade ou sobrepeso e comorbidades, mas sem diabetes. Todas as três doses testadas atingiram os desfechos primários e secundários, com destaque para a dose de 36 mg, que apresentou os melhores resultados.
Além da perda de peso, os participantes também registraram melhora em indicadores cardiovasculares, como colesterol não-HDL, triglicerídeos e pressão arterial sistólica.
Especialistas apontam que a orforgliprona pode representar um avanço importante na saúde pública por ser uma alternativa não injetável. “Precisamos cada vez mais de novas opções que sejam acessíveis e fáceis de usar”, afirmou Rodrigo Lamounier, diretor da Abeso.
A Lilly pretende apresentar os dados na Reunião Anual da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EASD) e submetê-los à avaliação regulatória até o fim do ano, com vistas a um lançamento global. Se aprovada, a orforgliprona poderá se tornar o primeiro agonista de GLP-1 oral voltado especificamente para o tratamento da obesidade.
Fonte: Veja
