Clima
Com mais de 50 dias sem chuva, Defesa Civil emite alerta de incêndios florestais para a região

Com mais de 50 dias sem chuva, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para o risco elevado de incêndios florestais no extremo oeste paulista. A região de Presidente Prudente alterna entre os níveis de alerta e emergência, os mais graves da escala de risco.
Segundo o climatologista Vagner Camarini, a seca severa e a umidade relativa do ar abaixo dos 20% são fatores que intensificam o perigo. As temperaturas devem variar entre 20°C e 35°C ao longo da semana, agravando ainda mais o cenário.
O fenômeno conhecido como “veranico” — dias secos e quentes durante o inverno — contribui para esse quadro. Camarini explica que, ao contrário da onda de calor, o veranico ocorre sem chuvas e com temperaturas até 3°C acima da média.
A Operação SP Sem Fogo orienta a população a evitar o uso de fogo para limpeza de terrenos, não soltar balões e manter aceiros limpos em áreas rurais. A recomendação é redobrar os cuidados para prevenir queimadas e proteger o meio ambiente.
Fonte: G1 – Presidente Prudente e Região
