Ligue-se a nós

Clima

Com avanço de frente fria, interior de SP pode ter tempestades e temperaturas de até 12 °C

Publicado

no

O domingo (21) começou com calor intenso, ventos fortes e risco elevado de incêndios florestais no interior de São Paulo. Mas, segundo a Defesa Civil do Estado, o cenário vai mudar ainda na noite deste domingo, com a chegada de uma frente fria. Um alerta do órgão indica que as chuvas já se aproximam de Presidente Prudente (SP), Rosana (SP) e cidades próximas.

A aproximação do sistema deve provocar temporais, rajadas de vento de moderada a forte intensidade, queda de raios e possibilidade de granizo em várias regiões.

Alerta indica que chuvas se aproximam de Presidente Prudente, Rosana e cidades próximas

Durante o dia, o efeito pré-frontal elevou as temperaturas, que chegaram a 35 °C em cidades do interior, com baixa umidade do ar, o que aumentou o risco de queimadas.

Na segunda-feira (22), a frente fria avança e traz instabilidade generalizada. Estão previstas chuvas fortes, tempestades severas, ventos intensos, alta frequência de raios e possibilidade de granizo. Em cidades como Itapeva e Sorocaba, os acumulados de chuva devem ser altos.

Na terça-feira (23), a chuva tende a enfraquecer, mas a mudança será sentida nas temperaturas: as mínimas devem chegar a 12 °C em Itapeva e 13 °C em Presidente Prudente e Marília, em contraste com o calor de até 35 °C registrado no domingo.

 

Riscos e cuidados

Diante do cenário previsto, a Defesa Civil está mobilizada para garantir resposta rápida a possíveis ocorrências, como quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e bloqueios em rodovias. A Operação SP Sempre Alerta Chuvas, que normalmente ocorre entre dezembro e março, poderá ser acionada de forma extraordinária caso os riscos aumentem.

O órgão reforça que a sequência de eventos — calor extremo e risco de incêndios no domingo, tempestades e ventos fortes na segunda-feira e queda acentuada de temperatura na terça — pode gerar transtornos.

Entre as orientações à população estão: recolher ou reforçar objetos soltos que possam ser arremessados pelo vento, ter atenção para risco de destelhamentos e quedas de árvores.

A Energisa Sul-Sudeste também recomenda que, durante tempestades, as pessoas permaneçam em local seguro, retirem equipamentos da tomada e não se aproximem de fios e cabos caídos.

 

 

Fonte: G1 – Bauru e Marília

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.