APEOESP
Audiência pública online no TJSP suspende ação do governo e determina negociações

Audiência online de conciliação promovida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo entre o governo do Estado e a APEOESP terminou com a suspensão da ação judicial movida pelo governo por 20 dias, para que possam ocorrer negociações entre as partes.
Como informamos no Boletim APEOESP Informa Urgente 35, o governo estadual encaminhou à Assembleia Legislativa o PLC 12/2025, que institui reajuste de 5% para o Magistério, assim como para outras carreiras.
É insuficiente! O reajuste do piso nacional foi de 6,27%, a inflação acumulada desde o último reajuste é de 8,5%, o reajuste necessário para o cumprimento da meta 17 do PNE é de 41,3% e para o cumprimento integral do piso salarial nacional, de 87%. Queremos a ampliação deste reajuste, rumo ao cumprimento integral do piso salarial profissional nacional, além das demais reivindicações.
Uma comissão técnica entre APEOESP e SEDUC começará a analisar mudanças no processo de atribuição de aulas, que vem sendo caótico e injusto. Queremos atribuição de aulas, presencial, justa e transparente, fora do período de férias dos professores. A mesa permanente de valorização docente, para alterações na carreira também deverá ser nomeada. A carreira que queremos é aberta e atraente, para valorizar os professores desde o ingresso até a aposentadoria.
Nesta segunda-feira as subsedes realizaram atos nas Diretorias de Ensino, onde protocolaram ofício contendo as reivindicações centrais e reafirmando a pauta protocolada em fevereiro. É fundamental que sejam intensificadas as visitas às escolas para que todos paralisem suas atividades na greve de sexta-feira, 9 de maio, e participem da assembleia estadual, às 16 horas, na Praça da República
Fonte: APEOESP (Informa Urgente 36/2025)
