APEOESP
APEOESP discute pautas emergenciais com SEDUC

Atribuição agora deve ser presencial. Subsedes e professores devem cobrar nas escolas e regiões
APEOESP exige transparência e correção de erros
Haverá folha suplementar em março. Quem celebrou contrato até o fechamento da folha recebe no quinto dia útil
Será publicado novo comunicado sobre APDs
Falta aula está valendo. SEDUC emitirá comunicado
A Diretoria da APEOESP reuniu-se nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, com o Secretário Executivo da Secretaria Estadual da Educação (SEDUC). Representaram o nosso Sindicato o Primeiro Presidente, Fábio de Moraes, a Segunda Presidenta e Deputada Estadual, Professora Bebel, a Primeira Secretária Geral, Zenaide Honório, o Secretário de Finanças, Roberto Guido, o Vice-Secretário de Assuntos Educacionais e Culturais, Paulo Neves e Luciano Delgado, Vice-Secretário de Política Sindical.
Queremos correção dos problemas e a continuidade do processo de atribuição de forma presencial, justa e transparente já!
A APEOESP fez uma rápida avaliação do processo de atribuição de classes e aulas, fazendo referência a todos os problemas, erros, irregularidades e injustiças verificados.
A Diretoria protestou contra a falta de transparência no processo e reivindicou que a continuidade deste processo durante o ano de 2024 seja realizado de forma presencial, justa, transparente, com acompanhamento das subsedes, tanto na fase centralizada quanto descentralizada.
O Secretário Executivo afirma que já está autorizado o processo presencial na unidade escolar. As subsedes devem reivindicar que isto de fato ocorra, de forma aberta e transparente.
A APEOESP reivindicou a correção dos problemas verificados, que envolvem erros de classi
PEB I terá processo seletivo simplificado
A APEOESP levantou a questão dos inúmeros problemas no banco de talentos, prejudicando os professores e cobrou soluções.
O Sindicato cobrou soluções, por exemplo, para os problemas decorrentes de erros de autodeclaração no banco de talentos.
O Secretário Executivo afirmou que serão resolvidos aplicando-se o critério de tempo de serviço nesses casos.
O Secretário Executivo informou que, para a próxima atribuição de aulas, fará um processo seletivo simplificado para a classificação dos Professores de Educação Básica I e encerrará o banco de talentos.
A APEOESP deixou claro que não concorda de forma alguma com a eventual utilização de videoaula neste processo seletivo. O Secretário se dispôs a dialogar com a APEOESP para a formatação deste processo.
Sindicato reivindica ativação de contratos para que professores possam ser eventuais
A APEOESP apresentou a questão dos professores temporários que não conseguem ser eventuais por não terem contratos ativos e reivindicou que os contratos sejam ativados para esta finalidade, o que contou com a concordância do Secretário.
SEDUC emitirá novo comunicado sobre APDs
Frente à desinformação provocada por comunicados relativos ao cumprimento das Atividades Pedagógicas Diversificadas (APDs), o Secretário Executivo reafirma que elas devem ser cumpridas em local de livre escolha. Novo comunicado será emitido e apresentado previamente ao nosso Sindicato. Continuaremos lutando para que seja cumprido fielmente o que determina a LC 1396/2023, que alterou a LC 1374/2022.
Falta-aula está em vigor. SEDUC emitirá comunicado
A Diretoria da APEOESP comunicou à SEDUC que Diretorias de Ensino e diretorias de escolas comunicam aos professores que a falta-aula não pode ser aplicada por falta de regulamentação. O Secretário Executivo afirma que esse dispositivo está plenamente em vigor e se comprometeu a emitir comunicado neste sentido.
Confirmada folha suplementar em março
Será garantido pagamento de salário no quinto dia útil de março a todos os que celebraram contratos até o fechamento da folha de fevereiro. Os demais receberão em folha suplementar em 20 de março.
Queremos salários para todos
A APEOESP voltou a cobrar o pagamento de salários aos professores que tiveram contratos encerrados em dezembro. A SEDUC afirma não ter base legal para isto. Houve compromisso de se trabalhar uma solução conjunta para que esta situação não se repita, tal como rescisão contratual, que hoje não existe.
APEOESP reivindica revogação da Resolução SEDUC 4/2024
A APEOESP reivindicou a revogação da Resolução SEDUC 4/2022, que determina demissão ou transferência de Diretores e Supervisores que não cumprem metas.
O Secretário justificou a manutenção da Resolução, afirmando que não haverá perseguições e os profissionais serão ouvidos antes da decisão.
A APEOESP mantém sua posição pela revogação e cobra, no mínimo, que os Conselhos de Escola tenham poder de decisão. Discordamos das premissas apresentadas, tais como a fixação de metas quantitativas vindas de cima. Acreditamos em avaliação coletiva, diagnóstica, formativa, processual, visando a melhoria da Educação, e não de caráter punitivo.
Barramos a PEC 9/2022 mais uma vez
Nossa mobilização barrou mais uma vez na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Alesp na quarta-feira, 21/2, a votação da PEC 9/2022 (corte de verbas de Educação). Vamos continuar na luta para impedir esse ataque à Educação Pública do Estado de São Paulo.
Toda a nossa categoria deve permanecer atenta e mobilizada, pronta para atender aos chamados para a mobilização na Alesp, sempre que o projeto for pautado.
Fonte: APEOESP (Informa Urgente 027/2024)
