Destaque
Antídoto contra metanol: governo de SP envia 2 mil ampolas para hospitais de referência

O governo de São Paulo reforça a partir desta sexta-feira (3) o combate à intoxicação por metanol com a distribuição de 2 mil ampolas de álcool etílico absoluto, antídoto usado nos principais hospitais de referência do Estado: Hospitais das Clínicas de São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto. Antes, havia 500 unidades disponíveis.
O etanol farmacêutico impede que o metanol se transforme em ácido fórmico, substância altamente tóxica que causa danos ao sistema nervoso e ao fígado. Ele funciona como alternativa ao fomepizol, padrão internacional de tratamento, que ainda não está disponível no Brasil.
A medida ocorre após a confirmação de 59 casos de intoxicação por metanol no país, sendo 53 em São Paulo, com uma morte confirmada e cinco sob investigação. A Anvisa busca agilizar a importação do fomepizol com apoio de agências internacionais para ampliar as opções de tratamento.
O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, reforça que as primeiras horas após a ingestão de bebidas adulteradas são decisivas para salvar vidas.
Fonte: G1
