Ligue-se a nós

Clima

Entrada de frente fria deve alterar o tempo em diferentes regiões de SP nesta semana

Publicado

no

Após a segunda-feira (6) ser marcada por calor histórico em praticamente todas as regiões do estado de São Paulo, a Defesa Civil alerta que essa situação antecede uma mudança significativa nas condições do tempo. Entre esta terça (7) e sexta-feira (10), a aproximação e passagem de uma frente fria deve provocar pancadas de chuva forte, acompanhadas de rajadas de vento moderadas a fortes, queda de granizo pontual e descargas elétricas em diferentes regiões paulistas.

As máximas de segunda-feira superaram os recordes anteriores de 2025, com destaque para cidades como Santos e Araçatuba, que ultrapassaram os 40 °C. Segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Defesa Civil do Estado, a capital paulista atingiu 35,1 °C, a maior temperatura do ano, superando o recorde de 34,7 °C em março.

No interior, Presidente Prudente chegou a 39,4 °C, Bauru a 37,9 °C e Marília e Barretos alcançaram 37,7 °C, todas marcas superiores às anteriores. No Vale do Paraíba, São José dos Campos registrou 35 °C, ligeiramente acima do recorde de fevereiro, enquanto Ribeirão Preto e Sorocaba também atingiram suas maiores temperaturas de 2025.

O calor excepcional desta segunda-feira está associado à presença de um sistema pré-frontal, fenômeno típico que antecede a chegada de frentes frias. Antes do avanço do ar frio, o ar quente e seco que está à frente da frente fria é comprimido e forçado a subir, gerando aquecimento e abafamento intensos. Esse processo reduz a umidade relativa do ar e eleva as temperaturas, especialmente no interior.

O cenário registrado foi, portanto, uma consequência direta desse sistema pré-frontal, que cria uma condição de calor extremo e sensação de abafamento generalizada. Além da elevação das temperaturas, o fenômeno favorece ventos de norte e nordeste, que transportam o ar quente e contribuem para o aumento térmico, principalmente nas áreas mais afastadas do litoral.

Com a entrada da frente fria, as temperaturas devem cair de forma acentuada e a umidade aumentar, especialmente na faixa leste do estado. A orientação da Defesa Civil é para que a população acompanhe os alertas oficiais e adote medidas preventivas diante da possibilidade de temporais e mudanças bruscas no tempo.

 

Temporais

De acordo com os modelos meteorológicos, há condições para temporais e acumulados elevados entre terça-feira (7) e sexta-feira (10), especialmente na região metropolitana, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, litoral norte, Serra da Mantiqueira e nas regiões de Itapeva, Campinas e Sorocaba.

Nas regiões de Presidente Prudente, Marília, São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru, Araraquara, Ribeirão Preto, Franca e Barretos, os acumulados devem ser moderados, com maior intensidade entre quinta-feira (9) e sexta-feira (10).

 

 

Fonte: Siga Mais

Continuar Lendo
Publicidade
Clique para comentar

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.